Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/05/24 às 16h32 - Atualizado em 8/05/24 às 16h35

Associação Comercial do Distrito Federa sedia Fórum Cidades Criativas pela primeira vez no Brasil

Nomes de expressão nacional e internacional do design desembarcam em Brasília entre 4 e 7 de junho para o Fórum Cidades Criativas, que será realizado na Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF). Esta será a primeira vez que o evento será sediado no Brasil.

 

A ideia do encontro é promover a colaboração, o intercâmbio, debates, parcerias, trocas e contribuições mediados pelo design, visando o desenvolvimento urbano sustentável das cidades. É importante ressaltar que o conteúdo apresentado pelo Fórum Cidades Criativas vai além da teoria, incentivando a participação da comunidade no processo prático de vivências na cidade e nos modelos de uso sustentável dos recursos renováveis de forma circular e regenerativa.

 

“Vejo o fórum como um momento de oportunidade de geração de negócios entre as cidades e, principalmente, para apresentar Brasília como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A capital de todos os brasileiros tem muita coisa ainda a ser mostrada tanto para a população local quanto para turistas nacionais e internacionais, principalmente no campo do design,  com experiências extraordinárias. Será um momento importante para a cidade”, comemora Marcos Moreira, presidente da Associação dos Designers Gráficos do DF (Adegraf).

 

Arquvio: Congresso Nacional – Brasília –

 

A programação do Fórum Cidades Criativas será dividida em eixos (Posicionamento de Brasília como Cidade Criativa; Cidades e Comunidade; Cadeia Produtiva; e Academia e Turismo/ Internacional) e incluirá palestras, workshops, exposições e mesas redondas com foco em assuntos como desenvolvimento do design nas cidades, impacto do design no turismo e interação entre o design e outros setores da economia criativa.“ O Fórum Cidades Criativas abre as portas para novos temas e projetos que podem movimentar, ainda mais, a nossa capital. É preciso debater sobre o setor e colocar Brasília como uma cidade potência, como ela é. Estamos impulsionando a cidade por meio de grandes congressos, shows e feiras, proporcionando atrações para a nossa capital. Isso movimenta a economia criativa, gerando emprego e renda”, afirma o Secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

 

Entre os palestrantes já confirmados estão: Alberto Gadanha, representante da vice-prefeitura de Fortaleza; Aldiane Lima, presidente da Associação Ceará tem Design; o designer Alexandre Kieling, coordenador da pesquisa Panorama da Economia Criativa do DF; Alini Jobim, diretora regional da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD); o professor e consultor Bruno Porto;Caetana Franarin, diretora da Brasília Design Week; Cindy Piassetta Xavier, do Comitê Curitiba Cidade Criativa do Design;Claudia Leitão, especialista em economia criativa;Guilherme Zucheti, representante da prefeitura de Curitiba; Leandro Pimentel, presidente da Associação Brasiliense de Design de interiores (Abradi); Marta Poggi, que vai falar sobre destinos turísticos inteligentes; Nicole Facuri, que levantará o tema cidades inteligentes;Raquel Chaves, vice-presidente da Associação Brasiliense de Designers de Produto do DF(Adepro) eRodrigo Costa Lima, diretor do Centro de Design cearense KUYA.

 

Arquivo: Museu Oscar Niemeyer – Curitiba –

 

O fórum, que é uma realização do Instituto da ACDF- Associação Comercial do Distrito Federal e conta com o apoio da Secretaria de Turismo do DF, reúne profissionais de peso em sua equipe: a designer e educadora Andrea Castello Branco, o designer estratégico Marcelo Júdice, a jornalista Liana Alagemovits, a consultora em projetos sociais Jardelene Nogueira, a artista visual e designerEneida Figueiredo, o presidente da ACDF Fernando Brites, a designer e empresária Alessandra Pinheiro, o designer gráfico e curador do fórum Wagner Alves e a designer gráfica Claudia El-Moor.

 

As Cidades Criativas

 

Três capitais brasileiras são reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas do Design: Brasília, Fortaleza (CE) e Curitiba (PR). O termo define locais que cultivam o ambiente criativo, áreas verdes, o usufruto cultural e o respeito às diferenças. Tudo isso é feito de maneira sustentável e com foco no estabelecimento de conexões múltiplas e em políticas de turismo, meio ambiente, planejamento urbano sustentável, patrimônio cultural, educação criativa e fomento culturalNesse contexto, Curitiba, Brasília e Fortaleza tem condições de atingir os ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- através do design e sua transversalidade, pensando políticas culturais e projetos para economia criativa, onde a inovação e inclusão social, mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável, cultura e turismo são a essência desse processo de transformação.

 

As cidades funcionam como um grande laboratório de ideias inovadoras que contribuem para o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, estabelecidos na Assembleia Geral da ONU. No Fórum Cidades Criativas, o design será visto como ferramenta de transformação social e inovação.

 

Brasília entra nesse contexto especialmente por refletir a diversidade expressa na identidade, na cultura e na criatividade. A partir da combinação entre a racionalidade arquitetônica e a monumentalidade da escala, a capital federal promove o design colaborativo e a criatividade como fatores de desenvolvimento urbano e cultural de forma inclusiva. Brasília é reconhecida como um território criativo que proporciona experiências sensoriais e culturais,revitaliza espaços públicos e recria memórias afetivas.

 

A Unesco reconheceu Brasília em 2017 como uma cidade capaz de inspirar a criatividade e a inovação em segmentos, como cultura, moda, artesanato e design gráfico. A escolha de Brasília como Cidade Criativa do Design contribuiu para o fomento de oportunidades para empreendedores criativos, resultando numa cena cultural vibrante e atrativa.

 

O binômio estética e funcionalidade rendeu a Curitiba o reconhecimento como Cidade Criativa do Design, em 2014. Para a Unesco, a capital paranaense é um local propício à criatividade, ao empreendedorismo e a pequenos negócios. Isso tudo tendo o designcomo um dos pilares da economia criativa, que reflete na mediação dos processos e está presente em diferentes etapas de desenvolvimento. Na prática, as paradas de ônibus encontradas na cidade são um bom exemplo dessa funcionalidade criativa. O transporte público é integrado a elas por meio de uma plataforma metálica transparente que protege o passageiro do vento e da chuva e ainda permite acessibilidade e conforto.

 

Já Fortaleza recebeu o título de Cidade Criativa do Design em 2019 devido à diversidade cultural e à habilidade de integrar tradição e modernidade. A capital cearense tem um histórico sólido no artesanato e na moda, áreas que atraem empresas nacionais e internacionais para o estado.

 

Arquivo: Fortaleza – Ceará –

 

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco promove a cooperação ativa entre as cidades-membro e leva a criatividade para os planos de desenvolvimento local. Cada cidade-membro integra uma das sete categorias: artesanato e artes folclóricas; artes midiáticas; cinema; design; gastronomia; literatura; e música. Além das Cidades Criativas do Design, o Brasil tem representantes no cinema (Santos), na gastronomia (Belém, Paraty e Florianópolis), em artesanato e artes folclóricas (João Pessoa) e na música (Salvador).

 

Para saber mais sobre a programação acompanhe pelo site www.forumcidadescriativas.com.br e redes sociais do projeto @forumcidadescriativasdesign

 

Programação do Fórum Cidades Criativas

 

Terça (4/6) – Posicionamento de Brasília como Cidade Criativa

 

8h às 9h – Receptivo e credenciamento

9h às 9h45 – Abertura Oficial

9h45 às 10h30–Palestra 1- Apresentação “Brasília Cidade Criativa do Design:UNESCO”

10h30 às 10h45- Intervalo

10h45 às 11h30- Palestra 2- “Apresentação “Brasília Cidade Criativa do Disign: Primeiros anos”

11h30 às 12h15- Apresentação Design Acontece Brasília (cases e ações de design)

12h00- Almoço

14h15- City Tour

19h – Coquetel

 

Quarta (5/6) – Cidades e Comunidade (Dia internacional do Meio Ambiente)

 

8h às 9h – Receptivo e credenciamento

9h às 10h – Painel Brasília

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 às 11h15 – Painel Curitiba

11h15 às 12h15 – Painel Fortaleza

12h15 às 12h45 – Mesa redonda

14h45 às 16h15 – Experiência comunidade

16h15 às 18h – Experiência turística e cultural

20h – Experiência cultural

 

Quinta (6/6) – Criativos (Cadeia Produtiva e Academia)

 

8h às 9h – Receptivo e credenciamento

9h às 9h45 – Panorama da Economia Criativa

9h45 às 10h – Intervalo

10h às 10h30 – Homenagem a Danilo Barbosa

10h30 às 11h30 – Palestra Master Economia Criativa

14h30 às 17h30 – Workshop Sebrae (plano de ação Brasília)

17h30 – Fechamento

18h30 – Encontro Design Delas

20h – Experiência cultural

 

Sexta (7/6) – Turismo/ Internacional

 

8h às 9h – Receptivo e credenciamento

9h às 9h20 – Palestra Master Design (online)

9h20 às 11h – Painel Cidades Internacionais do Design, com Covilhã (Portugal), Buenos Aires (Argentina), Helsinque (Finlândia) e Asahikawa (Japão)

11h às 11h30 – Mesa Redonda Cidades

11h30 às 12h15 – Palestra Master Class Turismo Criativo

12h15 às 13h – Encerramento e assinatura do documento

15h – Experiência turística e cultural

19h – Experiência cultural

 

SERVIÇO

 

Fórum Cidades Criativas

De 4 a 7 de julho

Local: Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), entre outros.

Acompanhe a programação pelo site www.forumcidadescriativas.com.br