Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/11/17 às 14h27 - Atualizado em 19/02/24 às 17h09

Cadastramento/Recadastramento de Artesãos

artesão interessado em se cadastrar, ou recadastrar, deverá telefonar (61) 9 9158-1232 / 4042-0400 ou comparecer à Coordenação de Promoção do Artesanato com agendamento prévio para demonstração da produção artesanal.

 

Para fazer seu pré-cadastro você pode acessar o site: www.artesanatobrasileiro.gov.br/acesso

 

No caso de cadastramento coletivo, o representante da associação ou núcleo de produção deverá entrar em contato para agendar data, horário e local para que os técnicos da Secretaria procedam com a avaliação da produção artesanal do grupo.

 

No dia agendado, acontecerá a avaliação dos produtos artesanais por uma equipe responsável pela análise e classificação dos produtos considerando a técnica utilizada, matéria-prima e qualidade de acabamento, de acordo com as diretrizes do Programa de Artesanato Brasileiro – PAB;

 

Se aprovado, o cadastro do artesão será inserido no banco de dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB, para que a Carteira do Artesão seja emitida e entregue ao interessado.

 

Documentos e exigências:

Ter 16 anos ou mais;

01 foto 3×4, recente;

RG e CPF (original e cópia);

Comprovante de residência no Distrito Federal, com CEP, atualizado e em nome do interessado a obter a Carteira (original e cópia);

Apresentar 2 peças prontas para venda, de cada técnica a ser cadastrada;

Levar matéria-prima para iniciar a confecção de outro produto ou fazer um vídeo com (para os casos de uma técnica que leva muito tempo para confeccionar);

No caso de renovação, apresentar cópia da última Carteira Nacional do Artesão.

Se o artesão tiver cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) precisará fazer nova demonstração de habilidade quando da renovação da Carteira.

 

Prazo para entrega da Carteira do Artesão: em até 30 dias úteis.

 

Validade da Carteira Nacional do Artesão tem validade de 06 (seis) anos e o seu uso é obrigatório em todos os eventos de divulgação, promoção e comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB,  e a sua renovação é submetida aos mesmos requisitos previstos no cadastramento.

 

Agendamento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal abriu a agenda de 2019 para cadastramento individual e coletivo de artesãos no Distrito Federal. Artesãos, grupos informais, instituições públicas e privadas podem solicitar avaliação da produção artesanal com o objetivo de emitir a Carteira Nacional do Artesão. Os atendimentos individuais são realizados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os Grupos recebem visita técnica no local indicado na solicitação.  O serviço é gratuito e pode ser solicitado mediante preenchimento e envio do formulário de solicitação de cadastramento.

 

A Carteira Nacional do Artesão tem validade de 06 (seis) anos, é emitida gratuitamente seguindo as orientações constantes na Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, o seu uso é obrigatório em todos os eventos de divulgação, promoção e comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB. Propicia outras vantagens, tais como: Participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; Participação em oficinas e cursos de artesanato ofertados pelo PAB; Isenção da cobrança de ICMS de produtos artesanais comercializados no Distrito Federal; Emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica – NFAe mediante cadastro junto à Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal.

 

 

 

 

SERVIÇO
Espaço Cultural do Turismo e Artesanato
Coordenação de Promoção do Artesanato
Endereço: Quadra 507 Sul – Bloco C – Entrada pela W2, ao lado do Banco do Brasil – Brasília/DF

Telefone:(61) 9 9158-1232 (cadastramento e renovação)
E-mail: artesanato@setur.df.gov.br

Site: www.turismo.df.gov.br
Dias e horários de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

Normas:

Portaria nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018. (Base Conceitual do Artesanato Brasileiro)