Mapa identifica espécies frutíferas no Parque da Cidade
Fundado em 1978, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek foi projetado para ser um local de lazer, prática esportiva e um espaço urbano de convivência com a natureza. Com seus 420 hectares, o parque hoje possui diversas espécies de árvores nativas do cerrado e uma grande oferta de frutos, como o pequi, manga, abacate e limão. Diante deste pomar no coração de Brasília, a professora de gastronomia Ana Paula Jaques realizou um levantamento das espécies que podem ser encontradas pelos moradores e turistas.
Com o resultado deste levantamento, a professora criou um mapa com dez frutas facilmente identificáveis e que estão ao alcance dos olhos e das mãos. O roteiro é autoguiado e indica frutíferas localizadas ao longo da pista de caminhada do parque. “É impressionante! Já degustei jamelão, manga, jenipapo, oiti, ingá e jambo numa mesma manhã”, destaca Ana Paula.
O mapa está disponível, em formato digital e gratuito, para o download na página @frutasdoparque, no Instagram, e também foram distribuídos mapas impressos para grupos escolares, guias de turismo, operadoras e público em geral. “Na medida em que as pessoas conhecerem e souberem, queremos que compartilhem fotos. A proposta é que todos possam colaborar compartilhando suas descobertas”, finaliza a professora.