Governo do Distrito Federal
3/03/22 às 18h47 - Atualizado em 1/06/22 às 11h25

Tributo: Chico Maia recebe homenagem póstuma pelo Prêmio O Novo Olhar do Turismo

Valéria Farias, Solange Pinheiro Farias, secretária de Turismo Vanessa Mendonça, Daniel Farias e Rafael Farias Foto: Renato Braga Setur/DF

 

Há exato um ano de falecimento de Francisco Maia, ex-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a esposa Solange Maia e os filhos Valéria, Daniel e Rafael Farias recebem da secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, o 1º Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo.

 

A cerimônia de entrega da homenagem póstuma aos familiares de Francisco Maia foi envolvida com muita emoção e a secretária Vanessa Mendonça fez questão de registar a honra que sente em celebrar a memória do amigo Chico Maia. “Hoje, recebo aqui na Setur/DF pessoas que admiro, que fazem parte da minha vida e representam uma pessoa que tenho a honra de homenagear. Refiro-me ao saudoso presidente da Fecomércio/DF Francisco Maia, meu querido amigo Chico Maia, que contribuiu como poucos para a história dessa cidade e para o desenvolvimento não apenas do setor produtivo, mas também da população mais vulnerável do DF, já que ele tinha um olhar muito voltado às ações sociais”, lembrou a secretária.

 

O 1º prêmio O Novo Olhar do Turismo, que inclusive teve em Chico Maia, como era conhecido pelos empresários do setor de eventos, um incentivador e um dos grandes responsáveis pela criação. Para ele, agraciar e incentivar as pessoas que se dedicaram a mostrar que a capital federal vai muito além da questão política, tem a ver com o reconhecimento das pessoas, e sempre foi uma prioridade.

 

Durante 21 anos, Chico Maia, fez parte da diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e em 2019 tornou-se o presidente da entidade. Também exercia o cargo de presidente do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos do DF (Sindeventos). Foi vice-presidente no Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur-DF) por quatro anos e era o atual presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Federação. Faleceu na madrugada do dia 17 de fevereiro de 2021, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, deixando esposa, três filhos e seis netos.

 

A família que constituiu com a esposa Solange Farias em 45 anos de união sempre foi a base de tudo para Francisco Maia, um homem que buscou trabalhar, com rara dedicação, pela cidade que escolheu para viver. Ele deixa um legado para Brasília, principalmente pelas ações que promoveu. Sempre pensou na cidade de forma empreendedora, trazendo vida nova e fazendo o bem para todos. “Nosso pai sabia ensinar a responsabilidade do amor”, afirma Valéria Farias. Para Rafael, o pai “foi uma pessoa extraordinária, tinha um amor incondicional para com as pessoas”, finaliza.

 

Em seu agradecimento, Daniel Farias, que falou em nome de toda a família, agradeceu a homenagem destinada ao pai, Francisco Maia, feita pela secretária Vanessa Mendonça e reforçou a felicidade em ver ser reconhecido publicamente tudo que o pai fez pela cidade. “Com o recebimento deste prêmio O Novo Olhar do Turismo, tudo que nosso pai fez por Brasília será eternizado. Eu agradeço o carinho da Secretaria de Turismo e todo o GDF”, concluiu.

 

Perfil

 

Pioneiro no segmento de produtoras de vídeo, empreendedor no setor de eventos e de hotelaria, Francisco Maia liderou uma luta justa e responsável pelo comércio e pelo setor produtivo durante a crise da Covid-19. Nasceu em Teresina (PI), viveu até os 13 anos em São Luís (MA) e em 1963 mudou-se para Brasília. Jornalista de formação pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhou em vários veículos de comunicação do DF nos anos 1970, como o Correio Braziliense, o Jornal de Brasília e a Rádio Nacional.

 

Visionário, Chico Maia sempre acreditou na cidade e exerceu suas atividades com afinco, sempre em busca de parcerias diversas, inclusive com o Governo do Distrito Federal, tornando a Fecomércio uma parceira ainda mais importante do DF. Declaradamente apaixonado pela cidade, manifestava seu amor por Brasília em seu olhar diferenciado para nossa capital e, em sua fala, “nada era impossível”, ressalta a secretária, “tudo que manifestava interesse em fazer, já vislumbrava realizado, sempre foi e será uma inspiração para mim”, finaliza a gestora.

 

Sobre o Prêmio

 

Novo Olhar do Turismo é uma ação Inédita da Setur-DF, em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão, para homenagear profissionais e iniciativas que vêm contribuindo para o fortalecimento da capital federal como destino turístico nos últimos 24 meses. Ao todo, a premiação recebeu 375 inscrições. A identidade visual e o troféu do Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo faz uma homenagem ao pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, ícone da representatividade brasiliense.

 

Veja a lista completa dos vencedores por categoria no site do prêmio:

 

https://www.premioturismo.bsb.br/vencedores-do-premio/