Governo do Distrito Federal
9/03/22 às 20h41 - Atualizado em 1/06/22 às 11h30

Torre de TV completa 55 anos

Torre de TV completa 55 anos

 

Mirante central que atrai visitantes de todas as partes e abrigar na tradicional feira artesãos e comerciantes de todos os estados brasileiros, um dos principais cartões postais de Brasília celebra aniversário com horário especial de feriado.

 

Espetáculos, ornamentais e multimídia, durante o dia e também à noite, na Fonte Luminosa e horário especial para a visitação do Mirante, no modelo praticado nos feriados, dão o tom do aniversário de 55 anos da Torre de TV, quer estará aberta diariamente, até sábado, dia 12, das 9h até as 17h45. “A Torre de TV é um dos mais visitados pontos turísticos de Brasília. No início deste ano, chegou a bater recorde de visitação, no primeiro fim de semana de janeiro. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal incluiu a Torre em várias rotas oferecidas ao brasiliense e aos visitantes de fora da cidade. Quem chega à Torre, pode vivenciar experiência da Rotado Rock, da Rota Arquitetônica, da Rota Arquitetônica Acessível e ainda apreciar uma vista única de nossa capital”, celebra a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

A gestão da Torre está a cargo do BRB desde outubro de 2019. Mas Vanessa Mendonça destaca que toda a parte do artesanato instalada na Feira da Torre é de responsabilidade da Secretaria de Turismo. “Em julho do ano passado, o governador Ibaneis Rocha, por meio da lei nº 6.924, instituiu as diretrizes para a política distrital de fomento ao artesanato e determinou que essa passa a ser uma atribuição da Setur/DF. Para Vanessa Mendonça, a medida é resultado do trabalho integrado e diuturno de um governo que olha para todas as necessidades da população. “O artesanato é uma forte atração de visitantes à Torre e não houve um dia sequer nos últimos três anos que deixamos de expressar a importância do artesanato para o turismo e na geração de emprego e renda no DF”, afirma a gestora da Setur.

 

Este ano, estão previstas mais entregas para a Torre, como o paisagismo do espaço localizado entre o monumento a rodoviária e a Torre, preservando os espaços originais e a disponibilização de acesso à internet, por meio de wifi, para a população. O BRB já implementou uma série de ações. Revitalizou a Fonte, o Mezanino, o Mirante e a Feira. Agora, em março, iniciou a segunda etapa das obras com intervenções para finalização dos espelhos d´água e do projeto de irrigação dos canteiros no Jardim Burle Marx.

 

“Como Banco público, o papel do BRB vai além do de um Banco tradicional. Assumir a gestão da Torre e devolver à população de Brasília um dos principais cartões-postais do DF nos dá orgulho e a certeza de que estamos trabalhando em prol do desenvolvimento econômico, social e humano. Estamos felizes em poder celebrar os 55 anos da Torre junto à nossa gente. É realmente um cartão postal com muito significado, momentos, memórias e história na vida de todos nós”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

 

A partir desta quinta-feira, dia 10, também estará à disposição do público uma visitação online da Torre em formato interativo. Ela poderá ser acessada por meio do instagram @torredetvbrasilia. Confira abaixo as principais atrações em comemoração aos 55 anos da Torre:

Horários dos espetáculos:

 

– 9/3: 9h às 14h (ornamental), 16h às 0h (com projeção a partir das 19h)

– 10/3: 11h às 14h (ornamental), 17h às 22h (com projeção a partir das 19h)

– 11/3: 11h às 14h (ornamental), 17h às 0h (com projeção a partir das 19h)

– 12/3: 9h às 14h (ornamental), 17h às 0h (com projeção a partir das 19h)

O projeto Torre 360, que também está sendo realizado no local, preparou outras atrações. Para saber mais, acesse @torre360brb

 

Curiosidade

 

Inaugurada em 1967 para receber as antenas de emissoras de rádio e TV, a torre tem 230 metros de altura e 244 metros de puro aço, conta com um mirante nos seus 75 metros – acessados por dois elevadores (gratuito). É a quarta maior estrutura do Brasil e uma das 10 maiores do mundo.

 

Um dos monumentos mais visitados da cidade, construído pelo urbanista Lúcio Costa, que buscou inspiração na famosa Torre Eiffel, de Paris, e fica ainda mais majestosa à noite, quando a iluminação é acionada.

Diariamente a torre de TV recebe muitos visitantes, entre moradores locais e turistas. Todos sempre muito ansiosos para ver Brasília do alto. Além da torre, vale a pena também conhecer a Fonte Luminosa, uma das maiores da América Latina.

 

Gastronomia

 

Além da vista espetacular de 360 graus da cidade, a torre de TV possui um elegante bistrô, o Mezanino, um ambiente muito especial totalmente preparado, de acordo com as regras de tombamento do monumento histórico, para que os visitantes possam desfrutar no café da manhã, no almoço e no de uma gastronomia tipicamente brasileira feita pelos chefs nordestinos Marcos Nery e Matheus Brito.

Mezanino fica na Torre de TV e funciona às quartas, quintas e domingos das 9h às 00h. Às sextas, das 9h às 2h e no sábado, das 20h às 2h.

 

Artesanato

 

A Torre de TV também oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o famoso artesanato de Brasília e levar uma lembrança para casa. No centro da feira foi criada a Praça de Alimentação. Atualmente possui 650 boxes.

Feira de Artesanato da Torre de TV, mais conhecida como Feira da Torre está aberta ao público, de quinta a domingo. Fundada em maio de 1964 é outro passeio que nenhum turista pode deixar de visitar.