Governo do Distrito Federal
5/05/22 às 10h40 - Atualizado em 1/06/22 às 11h07

Artesanato de Brasília ganha mais um espaço para comercialização de produtos

 

Loja do Artesanato de Brasília no Boulevard Shopping Foto: Henrique Morais Setur/DF

 

Inaugurada, no último sábado, 30, em parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (Setur/DF) mais uma Loja do Artesanato de Brasília. Desta vez, na Asa Norte, no Boulevard Shopping. O novo ponto de venda vem ao encontro das políticas públicas desenvolvidas pela Setur para aquecer e qualificar o setor, gerando mais emprego e renda ao proporcionar, aos artesãos e manualistas, locais para a comercialização dos seus produtos.

 

A loja Artesanato de Brasília no Boulevard Shopping é o espaço mais democrático do segmento por dar oportunidade de exposição e comercialização a todos os artesãos cadastrados na Setur/DF, selecionados pela pasta mediante chamamento público. A cada três meses, é renovado um ciclo, que conta com 30 artesãos. Nesse período de 90 dias, eles utilizam o espaço da loja oferecido pelo shopping.

 

 

Foto: Henrique Morais Setur/DF

 

 

O artesanato é um dos principais segmentos da produção associada ao turismo. Para ex-secretária Vanessa Mendonça, os últimos anos foram especiais para o artesanato, o trabalho manual foi ressignificado, gerando emprego e renda a milhares de famílias no Distrito Federal. “Avançamos muito e este ano acredito que avancem ainda muito mais. Os números não mentem. Foram emitidas 2.249 novas Carteiras Nacionais do Artesão, 600 Carteiras de Manualistas, participação em 100 feiras locais, sete feiras nacionais e cerca de R$ 2.256.700,98 movimentados em vendas, no período entre 01/01/2019 a 21/12/2021. Que números espetaculares!”, parabeniza orgulhosa Vanessa Mendonça.

 

A loja Artesanato de Brasília, no Boulevard Shopping é espaçosa, situa-se no primeiro pavimento, perto do cinema, muito bem localizado, com grande circulação e do tamanho exato para abrigar ainda mais talentos do artesanato e fomentar essa economia criativa tão importante para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento de Brasília como destino turístico.

 

Foto: Henrique Morais Setur/DF

 

“O que fazemos, por meio da Secretaria de Turismo, é oferecer recursos para incluir os nossos artesãos na cadeia produtiva, oferecendo a eles os mecanismos necessários para a geração de renda. E quando conseguimos ainda realizar sonhos e promover a esperança de uma vida melhor, fazendo a diferença para tantas famílias, é muito gratificante, porque este tipo de gestão defendida pelo governador Ibaneis Rocha, facilita a execução das demandas e beneficia quem mais precisa. Temos a certeza de que estamos no caminho certo”, enfatizou o secretário William Almeida.

 

Para o superintendente do Boulevard Shopping, Marcelo Manton, a parceria com a Secretária de Turismo reforça o posicionamento do shopping de valorizar o artesão local e fortalecer a nossa cultura “O Boulevard sempre apoiará a arte e a cultura de Brasília. A loja do fica localizada no 2º piso do mall, numa área de 60m². Nosso objetivo é abrir espaço e contribuir com o crescimento dos pequenos empreendedores, inserindo-os em grandes centros comerciais “, diz Manton.

 

Carteira Nacional

 

O artesão ou o manualista interessado em se cadastrar, ou recadastrar, deverá telefonar (61) 9 9158-1232 / 4042-0400 ou comparecer à Coordenação de Promoção do Artesanato com agendamento prévio para demonstração da produção artesanal.

 

Para fazer seu pré-cadastro você pode acessar o sítio do Ministério do Turismo www.artesanatobrasileiro.gov.br/acesso

 

No caso de cadastramento coletivo, o representante da associação ou núcleo de produção deverá entrar em contato para agendar data, horário e local para que os técnicos da Secretaria procedam com a avaliação da produção artesanal do grupo.

 

No dia agendado, acontecerá a avaliação dos produtos artesanais por uma equipe responsável pela análise e classificação dos produtos considerando a técnica utilizada, matéria-prima e qualidade de acabamento, de acordo com as diretrizes do Programa de Artesanato Brasileiro – PAB.

 

Se aprovado, o cadastro do artesão será inserido no banco de dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB, para que a Carteira do Artesão seja emitida e entregue ao interessado.

 

Transformando vidas

 

A abertura da nova loja traz mais oportunidades e valorização a quem ganha a vida fazendo arte, como é o caso da artesã Vera Resende. “A oportunidade de estar hoje expondo e comercializando meus produtos de artesanato em um Shopping como esse é uma felicidade tão grande que não cabe dentro do meu coração, pois é muito difícil um artesão conseguir chegar a um lugar que tem um público como o do Boulevard. Sozinhos jamais conseguiríamos. O que a Setur tem feito por nós, artesãos, ninguém fez! Abriu oportunidade de trabalharmos lado a lado com grandes lojas, e isso não tem preço”, destaca.

 

Na opinião da manualista Cláudia Matsunaga, “o reconhecimento que trouxe a certificação, por meio da Carteira de Manualista é uma grande vitória conquistada com o apoio fundamental da Setur/DF”, que ainda proporciona o direito de participar de várias ações e de uma Loja de Artesanato como a do Boulevard Shopping. Para ela, “além de estar na loja e da oportunidade de negócios, também se aprende muito recebendo e atendendo o público, cada vez mais exigente”. “Agradeço muito à Setur, à Vanessa Mendonça e toda a equipe que não mede esforços para realizar este trabalho. Meu coração cheio de alegria e gratidão por estar participando deste projeto, que proporciona visibilidade e reconhecimento pelo público de um trabalho que é feito com muito amor e é valorizado por todo um contexto de credibilidade e respeito”, finaliza.

 

A força do artesanato e do trabalho manual pode transformar histórias de vida! Por isso a Secretaria de Turismo do DF segue com o trabalho de oferecer recursos para incluir os nossos artesãos e manualistas na cadeia produtiva, oferecendo a eles os mecanismos necessários para a geração de renda.