Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/21 às 18h03 - Atualizado em 3/08/21 às 18h18

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ARTESÃOS PARA EXPOSIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ARTESANATO NA CASA DE CHÁ BORDANDO IPÊS

COMPARTILHAR

 

Tendo em vista a exiguidade do prazo administrativo para elaboração e publicação de Edital de Chamamento Público a Secretaria de Estado de Turismo, por meio da Coordenação de Promoção do Artesanato, fundamentada na Portaria n° 1.007/2018 – Base Conceitual do Artesanato Brasileiro disponibilizará 66 (sessenta e seis) vagas para ocupação de espaço, na Casa de Chá – 2231, Praça dos Três Poderes – Brasília, nos dias 16 a 31 de agosto de 2021.

 

O processo de seleção simplificado visa garantir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, e eficiência, com transparência e oferecendo oportunidade a todos. Nesse sentido, a Coordenação de Promoção do Artesanato publica em seu site para o conhecimento dos interessados.

Os produtos a serem comercializados deverão ser peças bordadas, preferencialmente, apresentar atributos culturais e naturais referentes à Brasília e ao Cerrado. O processo de seleção será realizado por Comissão formada por técnicos da Coordenação de Promoção do Artesanato e será avaliada prioritariamente, pelos critérios de cultura popular, tradição, originalidade, criatividade, inovação e qualidade.

 

Devido às restrições impostas pela pandemia do COVID 19, não será permitida a participação presencial de artesãos pertencentes ao grupo de risco. Entretanto, caso aprovado no processo de seleção, o artesão enquadrado no grupo de risco poderá enviar um representante que não esteja enquadrado neste perfil para comercialização das suas peças no período do evento.

 

A relação dos selecionados será publicada no site www.turismo.df.gov.br e os mesmos serão contatados por telefone. Durante a realização do evento, os selecionados deverão obrigatoriamente seguir as orientações da equipe técnica responsável pela organização física e administrativa do evento, na disposição dos produtos e das mesas no espaço, a fim de obter os melhores resultados na exposição e comercialização dos produtos.

 

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

 

DAS INSCRIÇÕES

 

Os interessados deverão enviar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) fotografias com boa resolução e qualidade das peças de sua autoria. A seleção será realizada de acordo com a criatividade e originalidade da produção e referência a cultura popular (só poderão ser comercializados os produtos apresentados nas fotos).

 

As inscrições serão realizadas no período de 03 a 08 de agosto de 2021, da seguinte forma:

 

Pelo site da Secretaria da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, www.turismo.df.gov.br, preenchendo o formulário disponível das 18:00 horas do dia 03 de agosto até as 23:59 horas do dia 08 de agosto de 2021,  e enviando as fotos obrigatórias para o e-mail artesanato.foto@setur.df.gov.br , com o seguinte assunto: (BORDANDO IPÊS) E NO CORPO DO E-MAIL INFORMAR NOME COMPLETO DO INTERESSADO ou anexando no próprio formulário de inscrição.

 

O envio das fotos dos produtos a serem comercializados, deve obedecer rigorosamente o período de inscrição, critério adotado para participação no processo seletivo.

 

A Secretaria de Estado de Turismo do DF, bem como a Coordenação de Promoção do Artesanato, não se responsabilizam por inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, e congestionamento das linhas, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência total ou parcial dos dados. O interessado poderá realizar sua inscrição na sede da Coordenação de Gestão do Artesanato, SDC – Eixo Monumental Lote 5 Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul – 1º Andar, Brasília – DF.

Todas as perguntas obrigatórias deste formulário deverão ser respondidas para que o interessado seja habilitado para esta seleção. Após preencher o link de inscrição, não se esquecer de apertar “enviar” para concluir a inscrição.

 

 

 CRONOGRAMA

 

Período de inscrições: 03 a 08 de agosto de 2021

Divulgação da lista de selecionados: 10 de agosto de 2021.

Local: Casa de Chá – 2231, Praça dos Três Poderes.

Data do evento: 16 a 31 de agosto de 2021.

Horário de funcionamento: das 09:00 às 18:00 horas

Vagas previstas: 66 (sessenta e seis) para artesão individual

 

 

DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

1) Para participar da seleção o artesão precisa estar com a Carteira Nacional do Artesão em validade.

 

2) O artesão que estiver participando de outro evento, cuja seleção tenha sido realizada pela Coordenação de Promoção do Artesanato, não poderá participar de novo processo de seleção, que ocorra na mesma data ou período.

 

3) O espaço utilizado para exposição e comercialização dos produtos, bem como o espaço comum utilizado pelos expositores deverá, obrigatoriamente, ser entregue limpo e organizado, durante e no final do evento.

 

4) Na hipótese de insuficiência total ou parcial de interessados em participar do evento, no processo de inscrição, o total de vagas ou as vagas remanescentes serão preenchidas por meio de convite, a critério da Coordenação e Promoção do Artesanato.

 

5) Caso o número de interessados selecionados não atinja o número de oportunidades oferecidas, ficará a critério da Coordenação de Promoção do Artesanato, a seleção de outros artesãos, afim de atingir o quantitativo de vagas disponibilizadas.

 

6) A indicação dos espaços a serem ocupados pelos artesãos serão definidos por Técnicos da Coordenação de Promoção do Artesanato.

 

7) Nos espaços disponibilizados, não haverá lugar fixo para nenhum artesão, cabendo aos Técnicos da Coordenação de Promoção do Artesanato a indicação dos espaços a serem ocupados pelos artesãos.

 

8) Destaca-se que, nas hipóteses de cancelamento do evento objeto deste Edital de Chamamento Público ou da não participação desta Secretaria de Estado de Turismo no mesmo, as inscrições para participação dos Artesãos serão automaticamente canceladas.

 

 

Brasília, 03 de agosto de 2021.

Coordenação de Promoção do Artesanato – COART

Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal – SETUR/DF