Governo do Distrito Federal
21/02/22 às 12h39 - Atualizado em 21/02/22 às 14h39

Natanry Osório é homenageada pela Setur/DF com o prêmio O Novo Olhar do Turismo

 

 

 

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça e Natanry Ludovico Lacerda Osório. Foto: Renato Braga Setur/DF

 

Natanry Ludovico Lacerda Osório foi homenageada com Prêmio o Novo Olhar do Turismo, ação da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão. Além das 23 categorias, entre iniciativas e profissionais, a premiação reconheceu também personalidades que vêm contribuindo significativamente pela cidade. A honraria foi entregue pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, na última terça-feira (15), na sede da Ação Social Pioneira (ASP).

 

Natanry chegou a Brasília em 1959, iniciou a sua carreira como professora provisória em contrato assinado por Israel Pinheiro, então presidente da Novacap. Foi administradora do Lago Sul e hoje é membro do Grupo de Mulheres do Brasil e co-fundadora da Ação Social Pioneira (ASP), que busca resgatar a cidadania e a inserção social de crianças, jovens e familiares em situação de vulnerabilidade social. Entre as atividades propostas, leva seus educandos a visitar atrativos turísticos Brasília.

 

A homenagem é um merecido reconhecimento por todo o trabalho realizado, acolhendo e qualificando mais de 20 mil crianças e jovens, inserindo conhecimento, educação e qualidade de vida com o seu trabalho à frente da Ação Social do Planalto. A medalha, inspirada na obra de Athos Bulcão, foi entregue pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, na sede da Ação Social.

 

“Costumo dizer que Natanry é a história vivida e transformada. O trabalho realizado na Ação Social do Planalto resgata vidas e desperta amor e conhecimento nas crianças e jovens da instituição por meio de ensinamentos e visitas aos atrativos turísticos da nossa capital. Em nome do nosso governador Ibaneis Rocha e todo o setor de Turismo, entrego esta merecida premiação de Menção Honrosa, em reconhecimento à Natanry que é uma inspiração para cada um dos brasilienses, por ter transformado milhares de vidas com educação, união familiar, com apoio da comunidade e do governo”, afirma a secretária.

 

Uma das pioneiras de Brasília, Natanry emocionou-se ao receber a honraria e lembrou-se da importância de resgatar o início da história da Instituição. “Já recebi muitas homenagens, mas esta é especial. A fundadora Carmela Salgado nos deixou essa missão e contamos com o apoio do GDF e da querida Vanessa para continuar esse projeto tão lindo e necessário”, agradece Natanry.

 

Prêmio Brasília

 

Lançado em 2020, o 1º Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo contou com 375 inscrições, das quais 69 foram premiadas com ouro, prata e bronze. Foram 23 categorias, divididas entre 12 profissionais e 11 iniciativas.

 

As categorias representam o desenvolvimento do turismo na região, seja turismo rural, arquitetônico, náutico ou de outro segmento, assim como representam projetos criados por pequenos, médios e grandes empreendedores. Além disso, algumas personalidades indutoras do desenvolvimento do turismo da capital do Brasil foram indicadas para receber a medalha na categoria de Menção Honrosa.