10/03/22 às 15h01 - Atualizado em 1/06/22 às 11h19

Luís Afonso Bermúdez é homenageado com o prêmio O Novo Olhar do Turismo

Fotos: Renato Braga Setur/DF

Luís Afonso Bermúdez foi homenageado com Prêmio o Novo Olhar do Turismo, uma ação da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão. Além das 23 categorias, entre iniciativas e profissionais, a premiação reconheceu também personalidades que vêm contribuindo significativamente pela cidade. A honraria foi entregue pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, nesta quarta-feira (9), na Setur.

A homenagem foi feita em razão do trabalho prestado pela faculdade, bem como a realização do Seminário de Inovação Disruptiva no Turismo do DF, ocorrido em novembro de 2019. Na oportunidade, foram realizadas diversas palestras sobre as novidades do turismo durante dois dias de evento.

A secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça, disse que é uma alegria reconhecer o trabalho de uma instituição que se dedica a formar profissionais. “Bermúdez dirige um centro de excelência que é a Faculdade Senac. É com muita alegria que faço essa homenagem a faculdade e a todos os colaboradores. O Prêmio Novo Olhar do Turismo é um reconhecimento mais do que merecido por todos os serviços prestados em prol do turismo e da cidade”, disse. “Como secretária, eu vejo que a formação ofertada tem feito a diferença no turismo”, conclui Vanessa.

Fotos: Renato Braga Setur/DF

O diretor da faculdade agradeceu a lembrança e falou que recebe a homenagem com grande felicidade. “Em 2019, eu estava entrando no Senac e estávamos em um momento de mudanças. Com o apoio do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal nós realizamos esse evento para discutir e mostrar para a sociedade as novidades e a inovação que o turismo estava atravessando, para que pudéssemos pensar em um segmento diferente para o futuro. Hoje, recebemos o reconhecimento. É um orgulho imenso ser lembrado por esse evento e pelas atividades que a faculdade desempenha em prol da inovação e do turismo da capital do País”, ressaltou Bermúdez.

A diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Senac/DF, Cintia Gontijo, e a coordenadora educacional do Senac-DF, Paula Ferreira Jerônimo, também estiveram presentes na entrega do prêmio. O primeiro Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo é uma ação inédita da Secretaria de Turismo do Distrito Federal para homenagear profissionais e iniciativas que vem contribuindo para a consolidação da capital federal como destino turístico.

O Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo contou com 375 inscrições, das quais 69 foram premiadas com ouro, prata e bronze. Foram 23 categorias, divididas entre 12 Profissionais e 11 Iniciativas. Além das 23 categorias premiadas, entre iniciativas e profissionais, a premiação também reconhece com Menção Honrosa personalidades que vem contribuindo significativamente pela cidade.

Perfil

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Comunicações Óticas e Microondas – Universite de Limoges – Ircom (1987). Luís Afonso Bermúdez foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Eletrica da UnB até Março/2019, decano de Administração da Universidade de Brasília de 2012 a 2016.

Atuou também como Presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal de 2015 a 2018. Foi Diretor e Presidente entre 1993 e 2003 da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, onde ainda é Sócio Remido. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, Microondas e Comunicações Sem Fio, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento tecnológico, tecnologia, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e transferência de tecnologia.

Implantou e Dirigiu o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB de 1990 a 2012 onde atuou como professor, pesquisador, orientador de graduação, mestrado e doutorado, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento tecnológico, inovação tecnológica, incubadoras de empresas, empresa júnior, parques tecnológicos, transferência de tecnologia e criação de disciplinas de empreendedorismo e inovação. Coordenou centenas de projetos cooperativos entre a UnB, governo e empresas nacionais e internacionais. Atualmente é diretor da Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac/DF.