Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/21 às 11h38 - Atualizado em 5/08/21 às 11h38

Educação ambiental é cartaz na Casa de Chá

COMPARTILHAR

 

Educação ambiental é cartaz na Casa de Chá

 

Exposição promovida pela PM do Distrito Federal vai até dia 9 de agosto, na Praça dos Três Poderes. Lobo Guará é um dos destaques da mostra que apresenta trabalhos artísticos e de preservação ambiental

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça e Sargento Ottoni, na Casa de Chá. Foto: Renato Braga/Setur- DF

 

 

Conscientizar a população do DF, principalmente as crianças entre cinco e 12 anos, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Esse é o foco da exposição

“PMDF na Educação Ambiental”, em cartaz na Casa de Chá CAT/SETUR, na Praça dos Três Poderes, com entrada gratuita, até o dia 9 de agosto. A mostra é uma parceria entre a Secretaria de Turismo DF e a Polícia Militar do Distrito Federal como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), e apresenta o trabalho que vem sendo realizado, utilizando diversos recursos artísticos.

A exposição está dividida em três projetos do Programa Educacional Ambiental Lobo Guará, que visa promover ações de educação para a preservação ambienta. O primeiro deles é o Teatro do Lobo Guará, que tem em sua formação um elenco  que fala sobre falar sobre a preservação da natureza, misturando educação e segurança. O Lobo Guará, símbolo do DF, é a personagem principal do grupo que alcança, principalmente, o público infantil. Meio milhão de pessoas já assistiram a peça, que emprestou a fantasia do Lobo para a exposição. Os visitantes da Praça dos Três Poderes poderão fotografar a idumentária do personagem

Exposição do Lobo Guará. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, foi recebida pelo Sargento Ottoni, para conhecer de perto os trabalhos e todo o material exposto. Para a secretária, a exposição contribui ainda mais para o crescimento das atividades turísticas e enriquece a população com conscientização e informação. “É uma alegria muito grande poder oferecer a nossa população e aos visitantes, aqui em nosso espaço,  este trabalho magnífico da Polícia Militar, que tem um cuidado com o meio ambiente, e vem, ao longo de anos, conscientizando, principalmente as crianças. Receber a exposição aqui na Casa de Chá representa o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido, desde o primeiro dia do nosso Governo”, afirma a secretária.

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça e Sargento Ottoni. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

Em sua segunda parte, a exposição apresenta o curso de Guardião ambiental, que  tem o objetivo de inserir conhecimentos de preservação ambiental por meio de  reflexões sobre a necessidade de mudanças comportamentais, divididos em 12 aulas nas escolas, e ensinar às crianças o poder que elas têm para cuidar  do meio ambiente. Já foram  formados mais de 10 mil Guardiões desde 2011.

 

A terceira parte fala sobre o projeto Saber Cerrado, uma parceria entre a secretaria de educação, o ICMBio e o Ministério Público de Brasília que tem um foco de ensinar infratores ambientais direcionado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para participar do curso obrigatório de ilícitos ambientais.  Além disso, recepciona e ministra palestras aos visitantes que vão ao Parque Nacional de Brasília, sejam eles de escolas públicas ou particulares, universitários e turistas.

 

Exposição do Lobo Guará. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

Toda a exposição é composta por trabalhos dessas três frentes, que utilizam de diversos recursos pedagógicos, produção gráfica e artística para aproximar a população da conscientização ambiental. O Sargento Ottoni acompanhou a vista e apresentou cada uma das obras a secretária, incluindo as  telas pintadas por ele que também compõem a exposição. “Todo o projeto é pensado para que exista sempre a conscientização de que a natureza é o maior patrimônio, e a preservação é a nossa prioridade. Crianças e adolescentes passam a ter um contato com informações relevantes com as artes plásticas, o teatro e cursos para as escolas públicas que trazem um resultado positivo,  e eu agradeço a oportunidade e o espaço, que a Setur-DF está proporcionando, a visita da secretária Vanessa”, finaliza o sargento.

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça e Sargento Ottoni. Foto: Renato Braga/Setur-DF