Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/21 às 18h21 - Atualizado em 16/08/21 às 9h42

Ciclistas percorrem monumentos de Brasília em homenagem aos 75 anos de independência da Índia

COMPARTILHAR

Embaixada promove circuito com 75 km para valorizar turismo, saúde e esporte. Rota contemplou a Esplanada dos Ministérios, o Setor de Embaixadas, o Projeto Orla e a Ponte JK com apoio da Setur-DF

 

O Vice-governador, Paco Britto, e a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participam de cerimônia comemorativa aos 75 de independência da Índia. Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

 

Uma comemoração diferente marcou a data nacional da Índia, em Brasília, na manhã deste domingo, 15 de agosto. Cerca de 200 ciclistas de várias equipes do Distrito Federal acompanharam o embaixador Suresh Reddy e a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, num passeio de bicicleta que perpassou vários atrativos turísticos da capital federal. A celebração inédita em relação aos protocolos oficiais, que promovem eventos noturnos em datas nacionais, inverteu a tradição e levou a Embaixada para as ruas.

 

“Brasil e Índia têm uma relação muito forte no setor de saúde. Juntar a saúde do cidadão brasileiro em uma promoção que celebra a nossa independência e incentiva o turismo me pareceu muito agradável”, disse o embaixador indiano. “Esta é a primeira vez que participo de uma data nacional com uma ação que envolve a comunidade, a população, nossos ciclistas. Brasília é uma cidade privilegiada e mostrar nossas belezas pela lente da bike é fundamental para marcar o novo olhar sobre o turismo do DF. Esta é uma atividade que ressignifica Brasília,” disse Vanessa Mendonça.

 

O Vice-governador, Paco Britto, e a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participam de cerimônia comemorativa aos 75 de independência da Índia. Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

 

O vice-governador Paco Britto, presente à cerimônia de abertura das comemorações, afirmou que o Circuito Ciclístico Índia-Brasil inaugurado com a celebração dos 75 anos de independência daquele país “é um marco para o esporte, a saúde e o turismo em nossa capital”. Para Paco Britto, essa é uma oportunidade de mostrar as belezas naturais e monumentais de Brasília: “E todo o potencial turístico que nossa cidade tem a oferecer”, concluiu o vice-governador.

 

O Embaixador Suresh Reddy complementou ressaltando a importância do pedal no DF e para visitantes que “podem ter um novo olhar de Brasília, com a bicicleta, bem diferente de quando se anda com o carro”, observou o diplomata.

 

O professor de Educação Física Fabrício Lino, coordenador da Squadra Cycling Team e que foi convidado ela embaixada para organizar o evento, disse que vem atendo demandas de fora da cidade para pedalar em Brasília. “São muitas pessoas, turistas, e nós alugamos bicicletas e equipamentos para eles e orientamos os passeios pelos monumentos da cidade”.  Ele informou que adaptou a “pedalada turística” que já pratica para o evento da Embaixada da Índia.

 

BOM ATENDIMENTO

 

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e o embaixador da Índia, Suresh Reddy, percorrem monumentos de Brasília em homenagem aos 75 anos de independência da Índia. Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF


“A resposta dos visitantes, desses turistas, é muito boa. Eles ficam encantados com a beleza de Brasília, com os monumentos, com o céu da cidade. Nós moramos em uma cidade que não tem arranha céus, grande prédios, então essa visibilidade toda, poder contemplar isso, encanta os turistas do pedal. Faz uma diferença enorme.” Segundo Lino, praticamente todos os turistas que fazem o percurso Brasília de bicicleta prometem voltar à cidade.  Ele também destacou as atuações da Setur-DF no receptivo aos turistas. “O que eu vejo na chegada ao Aeroporto, nos monumentos e sempre que procurei outras informações fui muito bem atendido e vejo o mesmo dos turistas do meu segmento”, informou o professor.

 

Janaína Menezes, da equipe Evolua, disse que é muito bom num domingo “poder se reunir em torno da mesma cultura, a cultura do esporte, da saúde, da visitação turística, ver nossos monumentos e promover a interação entre carro e ciclismo.” Para ela, esse tipo de passeio também promove a segurança: “Essa rota turística traçada hoje aqui é um exemplo para mostrar aos motoristas, principalmente aos mais agressivos, que é importante mostrar a cidade com outros olhos. Numa prática saudável em que todos podem conviver e respeitar”, conscientiza a ciclista.

 

Rafael Benevides, também da equipe Evolua, disse que este tipo de evento é importantíssimo. “Fomenta o esporte e o turismo na capital, envolve corpo diplomático, governo e atletas numa promoção maravilhosa, porque Brasília é uma cidade pronta para esportes, especialmente o ciclismo”. Para ele, “isso tem de ser uma tendência, porque tá faltando um pouco mais de apoio. Então, esse engajamento entre as assessorias de ciclismo, a Setur e a embaixada é super importante”, avaliou o ciclista.

 

Para o professor e instrutor de ciclismo Rafael Pereira da Silva, a  união entre a Embaixada da Índia, a Secretaria de Turismo do DF e os ciclistas é muito importante. “Promove uma cultura de Brasília, que é o pedal. Mas promove também o turismo, o esporte e a saúde”, define o ciclista. “Isso estimula o fluxo de bicicletas na cidade, precisamos tira um pouco os carros das ruas, tem carro demais aqui. E o trajeto de bicicleta promove um novo olhar sobre Brasília, incentiva também o turismo interno”, afirmou o atleta.

 

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e o embaixador da Índia, Suresh Reddy, percorrem monumentos de Brasília em homenagem aos 75 anos de independência da Índia. Foto: Eduardo Ganassin/Setur-DF

 

“Já estamos conversando com a Embaixada da Índia sobre uma promoção mensal deste tipo de passeio ciclístico!”, informou a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

“É um desejo do embaixador se engajar nessa atividade”, completou na Secretária.

 

“Quando se faz um evento para ser divertido as pessoas aderem, sempre lembram dele depois. A ideia de fazer algo divertido para o público e voltado para a área de saúde e turismo e devido à pandemia, pelo que estamos passando, foi uma decisão muito importante”, observou o embaixador indiano.

 

Parceria com a Índia


O turismo entre a Índia e o Brasil, e especialmente na relação com Brasília, vem crescendo nos últimos anos. Antes da pandemia, cerca de 20 mil brasileiros visitaram a Índia e sete mil indianos vieram ao Brasil, segundo estatísticas do Ministério do Turismo.

 

“O embaixador Suresh Reddy vem construindo com a Secretaria de Turismo uma importante parceria. Vamos implementar alguns novos projetos nesse sentido. Mas eu não poderia deixar de lembrar aqui que a índia é um dos  responsáveis pela existência do Brasil. Afinal, Cabral viajava para as Índias quando acabou chegando à costa brasileira! E hoje, a Índia é um importante parceiro do brasil”, disse a secretária Vanessa Mendonça ao parabenizar o país, por meio do Embaixador, pelos 75 anos de independência do Reino Unido.

 

No campo dos negócios, com base nos produtos básicos, como alimentos, que representam 46% das transações comerciais entre os dois países, Brasil e Índia movimentam 7 bilhões de dólares ao ano. Por este aspecto, Vanessa Mendonça lembrou que há muito espaço para ampliar mercados bilaterais.

 

O Vice-governador, Paco Britto, e a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participam de cerimônia comemorativa aos 75 de independência da Índia. Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

 

“Brasília é a mais jovem cidade tombada do mundo, com o maior metro quadrado verde por habitante do planeta, o maior lago artificial do mundo, capital do Brasil, reconhecida por seu design e arquitetura modernos é um excelente destino para receber os indianos para que eles experimentem, vivenciem essa cidade que vai muito além de ser só a sede do governo federal”, disse a Secretária de Turismo.

 

“Brasília é incomparável! Estamos aqui de braços e asas abertas para os turistas indianos que se surpreenderão. Tenho certeza que sairão daqui ajudando a divulgar que o Brasil é muito além dos destinos tradicionais. Venham nos conhecer e se surpreender, Brasília é monumental. Venham investir na nossa cidade, estamos abertos aos empresários indianos da saúde, na tecnologia de informação, do turismo, do cinema. O governador Ibaneis Rocha tem feito um belo trabalho, incentivando os investimentos