Governo do Distrito Federal
11/05/22 às 15h58 - Atualizado em 1/06/22 às 10h59

Caminhada pelos pontos turísticos de Brasília marca as comemorações pelo Dia Nacional do Guia de Turismo

 

 

O Guia e considerado a voz do turismo, ele é quem norteia e abre os olhos dos visitantes para os atrativos do destino e aponta as informações mais relevantes, que tornam a experiência sempre mais interessante. E nesta terça-feira (10/05), é comemorado o Dia Nacional do Guia de Turismo, e para celebrar a data, o Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur/DF), organizou uma caminhada festiva, passando por alguns dos pontos mais visitados do centro de Brasília, para manifestar a alegria e a importância do trabalho para toda a cadeia turística.

 

Foto: Henrique Morais – Setur/DF

 

O presidente do sindicato de Guias de turismo, Rafael Lima, acompanhou a caminhada que saiu da Biblioteca Nacional, passou pelo Museu da República e finalizou na Catedral Metropolitana. Ele destacou as conquistas que o setor vem alcançando e as novidades para o segmento. “Estamos apresentando Brasília por meio das rotas elaboradas pela Setur/DF, fomentando outras atividades, não apenas no centro da cidade, mas também, nas regiões rurais”, afirma o presidente.

 

Brasília possui cerca de 340 Guias de Turismo com seus cadastros atualizados. Só no início deste ano a Setur/DF entregou 47 novos carteiras aos novos guias e assinou junto ao Sindgtur/DF, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a cidade nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) por meio dos guias de turismo que vão atuar nos CATs. Para a pasta o trabalho dos Guias de Turismo representa a entrega final ao visitante, e por meio dos conhecimentos passados pelos guias que os turistas se encantam pelo destino.

 

Foto: Henrique Morais – Setur/DF

 

 

Maria José Carvalho é guia de turismo em Brasília e destaca que a cidade tem, além dos atrativos monumentais e culturais, uma vasta área rural que proporciona aos visitantes mais opções de diversão e conhecimento. “Além de todo o sítio patrimonial existente, Brasília tem uma vasta área rural produtora de uva, morango, goiaba e tantas outras riquezas, como também, belas paisagens e cenários paradisíacos que encantam, e o nosso trabalho tem sido, cada vez mais, apresentar essa Brasília aos moradores e visitante”, afirma a guia.

 

Representantes do segmento de turismo estiveram presentes na caminhada para apoiar a ação e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Guias. O presidente do Ruraltur, Fernando Mesquita elogiou a categoria e reforçou a importância. “É com muita alegria que estamos aqui celebrando o dia dos Guias, eles são os profissionais que contam a história do lugar, sua formação, as peculiaridades, apresenta a gastronomia, a cultura e tantas outras informações aos visitantes. Eles são fundamentais para fazer gerar essa grande indústria do turismo, e estamos trabalhando, cada vez mais, conectados com esses profissionais”, finaliza do presidente.