Governo do Distrito Federal
14/06/22 às 9h59 - Atualizado em 14/06/22 às 10h00

Brasília recebe a 5ª edição do Curso de Especialização de Policiamento Turístico da PMDF

 

 

Foto: Henrique Morais – Setur/DF

O 5° Batalhão de Polícia Militar do DF (PMDF) realizou, nesta sexta-feira (10/6) a 5ª edição do Curso de Especialização de Policiamento Turístico, para capacitar e habilitar policiais no atendimento aos visitantes que chegam à Capital do País. O lançamento do curso aconteceu no auditório do Memorial Juscelino Kubitschek e contou com a presença do secretário de Turismo do DF, William Almeida.  O curso se baseia em treinamento específico integrado aos projetos da Secretaria de Turismo do DF (Setur/DF), na grade de serviços turísticos oferecidos pelo GDF.

A segurança pública é indispensável quando se trata de atendimento aos turistas, bem como, para os moradores das cidades, e é essencial para a consolidação de um destino atraente para todos. Os visitantes de Brasília podem contar com um grande diferencial: a proteção do 5° Batalhão de Polícia Militar do DF (PMDF), com profissionais capacitados e com habilidades destacadas, como a fluência em diferentes idiomas.

Criado em 22 de junho de 2001, por meio da Portaria PMDF n° 323, o Pelotão Turístico atende de forma direta os visitantes que aqui chegam. Devido, principalmente, aos grandes eventos, em 2016 se transformou em Batalhão Turístico. O curso tem por objetivo capacitar os policiais para atuar na prevenção e repressão de crimes voltados para o segmento turístico de Brasília.

“A atuação do 5º batalhão de polícia militar do DF é um importante diferencial no atendimento ao turista. Esse projeto começou na gestão da ex-secretaria de turismo, minha amiga, Vanessa Mendonça, e se consolida na minha gestão seguindo as diretrizes do governo Ibaneis Rocha, de resignificação do turismo através do desenvolvimento da qualidade da oferta turística,”, afirma o secretário William.

 

Secretário de Turismo do DF William Almeida – Foto: Henrique Moreis -Setur/DF

 

O secretário ressalta que a parceria entre a Setur/DF e a PMDF faz parte do plano de trabalho do governo em prol da população. Segundo o secretário, o policiamento conta com o apoio da secretaria com materiais de divulgação, como por exemplo, a Coleção Rotas Brasília, com os atrativos que melhor representam a cidade para serem distribuídos em ações diretas aos visitantes.