Governo do Distrito Federal
3/03/22 às 15h06 - Atualizado em 1/06/22 às 11h17

Brasília é cada vez mais segura para turistas

A cidade conta com o 5° Batalhão de Polícia Militar do DF (PMDF) com policiais capacitados e habilitados para atender os turistas que chegam à capital do país.

 

Foto: Renato Braga – Setur/DF

A segurança pública é um elemento indispensável quando se trata de atendimento aos visitantes, bem como, de seus moradores, tornando-se um fator essencial para a consolidação de um destino atraente para todos. Os visitantes da Capital Federal podem contar com um grande diferencial, a proteção do 5° Batalhão de Polícia Militar do DF (PMDF), profissionais capacitados com treinamento específico e habilidades como a fluência de diferentes idiomas para que possam atuar em parceria com os projetos da Secretaria de Turismo do DF (Setur/DF).

“É como eu sempre digo: não existe turismo sem segurança”, destaca a secretária de Turismo Vanessa Mendonça. O papel desse setor é de suma importância para que nossa capital esteja sempre segura atraindo olhares do Brasil e do mundo, além, é claro, da nossa população, afinal, “uma cidade boa para o turista, primeiro, precisa ser boa para sua população”, ressalta.

O 5º batalhão também é responsável pelo policiamento ostensivo no Lago Sul e dos Setores de Embaixadas Sul e Norte. Esta unidade é capacitada para atuar em todo o DF em situações que envolvam o Corpo Diplomático e conta com efetivo de 130 policias, sendo 10 deles habilitados para o atendimento turístico. A Setur/DF conta com a atuação e parceria do batalhão, em todas as ações e para isso, disponibiliza ao efetivo, informações e materiais, como a Coleção Rotas Brasília, com os atrativos que melhor representam a nossa cidade, para servirem de apoio durante o trabalho da corporação.

 

Foto: divulgação (PMDF)

Para o Major Delatorres, o trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Secretaria de Turismo colabora ainda mais para atrair turistas. “Além de garantir a segurança do turista, o trabalho em conjunto com a Setur ajuda a promover a divulgação de informações relevantes ao turismo na capital e traz ao visitante a confirmação da cidade segura”, afirma o major.

 

Outro fator que é igualmente decisivo para a escolha de um destino é a saúde. Neste sentido, o avanço da vacinação contra a Covid-19 está abrindo o caminho para a retomada do turismo. Sem segurança não se consegue fazer turismo e Brasília quer estar relacionada a um destino seguro, inclusive na saúde.

Em uma das ações da Setur/DF, o destaque que chama a atenção do turista que desembarca na cidade é a instalação de um posto de vacinação no desembarque do Aeroporto JK. Ao chegar, enquanto aguardam as malas, o visitante pode se encaminhar ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e fazer gratuitamente o teste de detecção de Covid-19, com resultado em 15 minutos. É uma parceria entre as Secretarias de Turismo e de Saúde que está garantindo, ainda mais, segurança dos turistas.

Brasília atrai pela arquitetura monumental de Oscar Niemeyer, mas o visitante se surpreende ao chegar aqui e descobre o Lago Paranoá, os parques naturais, o Cerrado, a gastronomia, o turismo de aventura e tudo isso, sentindo-se confiante para desfrutar das belezas da Capital Federal. A previsão do major é que a presença de policiais qualificados e habilitados para atender o público que visita a cidade aumente ao longo do ano, para isso novos treinamentos e cursos estão previstos para o segundo semestre deste ano.

Homenagem

A secretária Vanessa Mendonça foi agraciada pelo 5º Batalhão de Polícia Militar com um braçal do policiamento turístico e uma Challenge Coin – que é uma pequena moeda com o emblema da corporação. A homenagem foi prestada pela atuação da secretária, ao longo de sua gestão, para dar visibilidade e apoio ao trabalho da Polícia Militar do DF, e por colaborar na transformação da capital em um destino turístico seguro.

 

Foto: Renato Braga – Setur/DF

 

Os militares receberam uma caixa inteira da Coleção Rotas Brasília, com os atrativos que melhor representam a cidade para serem distribuídos em ações.