Governo do Distrito Federal
11/01/22 às 16h39 - Atualizado em 11/01/22 às 17h24

Brasília tem mais 15 datas para turismo este ano

Calendário de feriados e pontos facultativos do GDF abre oportunidades para viajantes de todo o país conhecerem a capital da República.

 

Dia 7 de Setembro será comemorado o Bicentenário da Independência do Brasil. Foto: Agência Brasília

 

Depois de conquistar o terceiro lugar na preferência do brasileiro como destino nacional entre as capitais e ser escolhida pelos compradores de pacotes turísticos entre os dez melhores destinos para o Verão de 2022, Brasília volta a ser uma ótima opção de viagem para este ano. O Governo do Distrito Federal divulgou a lista com 10 feriados nacionais e locais, além de seis pontos facultativos que valerão para o serviço público em 2022 e que atraem turistas pelas programações culturais e de eventos, além de opções em gastronomia, que a cidade desenvolve nestas datas. O calendário marca também o dia 1° de Janeiro, que levou milhares de pessoas às comemorações de Réveillon no dia 31 e lotou pontos turísticos da cidade no primeiro domingo do ano, dia 2 de janeiro.

 

“Feriados são bons para atrair visitantes, pois a cidade fica voltada para o turismo. E também fortalece o turismo interno. Temos um parque turístico diferenciado, um dos mais atraentes do Brasil, que permite desde o turismo de aventura até o gastronômico, incluindo opções ecológicas, contemplativas, religiosas, arquitetônicas, cívicas, rurais, náutica, infantil, entre muitas outras atrações que tornam a nossa cidade única. Diferente de tudo que já se viu em um só lugar”, ressalta a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.

 

Vanessa Mendonça, Secretária de Turismo do DF. Foto Gabriel Matos Setur-DF

 

EXPECTATIVAS


Para o presidente da Indústria Brasileira de Hotéis de Brasília (ABIH-DF), Henrique Severien, o turismo interno é o que mais ganha nos feriados nacionais. “Feriados prolongados foram essenciais para isso em 2021”, avalia a entidade, que aposta num crescimento já para o ponto facultativo do Carnaval. O segmento avalia a situação de segurança, como avanço da vacinação e protocolos de combate à covid-19 para obter um resultado melhor que em 2020.

 

“Normalmente, esses feriados, pra grande maioria dos restaurantes, movimentam a cidade e movimentam os bares também. E quando pegam feriado na terça, na quinta ou na sexta, acaba sendo um momento em que o entretenimento de uma maneira geral fica  movimentado”, diz o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Brasília (Abrasel-DF), Beto Pinheiro. Ele explica que essas datas são positivas para todo o trade turístico e envolvem shoppings, cinema, clubes e todo segmento de lazer.

 

“Um ponto muito importante pra nossa cidade é a gente trabalhar grandes eventos para essas datas. Nós temos uma malha aérea muito boa, nós temos uma rede hoteleira muito boa e nós estamos no centro do país. Geograficamente, a gente está muito bem localizado pra fazer grandes eventos”, complementa Beto Pinheiro. Segundo ele, se forem alinhados os feriados com os eventos isso vai movimentar intensamente a Brasília turística. “Tudo que o GDF  e a Setur puderem fazer para movimentar turisticamente a cidade com certeza vai ajudar muito o nosso setor”, observa o empresário.

 

“Quero aproveitar pra parabenizar a nossa secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, que é incansável nessa luta. Ela está sempre se movimentando, sempre buscando essas soluções e também o nosso governador Ibaneis, que tem dado todo apoio pro setor produtivo”, finaliza o presidente da Abrasel-DF.

 

Já a Inframérica, consórcio que administra o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, prevê um fluxo turístico intenso nestas férias de verão, mesmo sem Carnaval na cidade. A estimativa divulgada em dezembro era de 1,3 milhão de turistas até o final das férias, em fevereiro. De acordo com a plataforma de venda de passagens rodoviárias online ClickBus,  a expectativa de buscas por passagens interestaduais é de um crescimento na casa de 50%, maior que em 2019, ano pré-pandemia.

 

PONTOS FACULTATIVOS


Os primeiros pontos facultativos serão durante o Carnaval, em 28 de fevereiro e em 1º de março. Em 2 de março, quarta-feira de Cinzas, a medida vale até as 14h.

 

O calendário privilegia ainda as atrações religiosas, como a Paixão de Cristo, com a maior encenação da Via Crucis no Brasil, em Planaltina, que será em 15 de abril de 2022, uma sexta-feira. No dia 30 de novembro, é a vez de os evangélicos celebrarem Jesus, no Dia do Evangélico, quando são programados vários eventos atraindo fiéis de todo o país.

 

O ponto alto do ano, provavelmente, será o dia 7 de setembro, quando se celebra a Independência do Brasil. Neste dia, especial em 2022, porque completam-se 200 anos do “Grito do Ipiranga”, a principal data cívica brasileira deverá reunir milhares de pessoas, para o Bicentenário. Este ano, o 7 de setembro cai numa quarta-feira.

 

O último feriado programado para um dia de semana, este ano, também é uma importante data cívica, o 15 de novembro. A data da Proclamação da República cairá numa terça feira e será um feriadão. Algumas datas serão em finais de semana, como o Dia Mundial do Trabalho, Natal e Ano Novo.

 

CONFIRA A LISTA DE FERIADOS EM 2022:

 

  1. 28 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
  2. 1º de março: Carnaval (ponto facultativo)
  3. 2 de março: Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
  4. 15 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional)
  5. 21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado local) e Tiradentes (feriado nacional)
  6. 1o de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
  7. 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo)
  8. 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
  9. 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  10. 28 de outubro: Dia do Servidor Público ‒ art. 278 da Lei Complementar Distrital nº 840, de 23 de dezembro de 2011 (ponto facultativo)
  11. 2 de novembro: Finados (feriado nacional)
  12. 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
  13. 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (ponto facultativo)
  14. 30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado local)
  15. 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)