Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/18 às 16h54 - Atualizado em 5/12/18 às 16h55

Totens instalados em Brasília destacam o título de Patrimônio Cultural da Unesco

Brasília ganhou dois totens de sinalização turística em homenagem ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Eles estão instalados no Eixo Monumental, próximo à Catedral Militar Rainha da Paz, e na saída da ponte JK, próxima ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com a finalidade de chamar a atenção da população para essa importante conquista da capital federal, que completou 30 anos em 2017.

 

Os totens de 7 metros por 70 centímetros, com inscrições em português e inglês, compatibilizam com a inserção de Brasília à Rede de Cidades Criativas do Design, selo também concedido pela Unesco, que permite o intercâmbio com outras metrópoles do mundo que, assim como a capital, identificaram a criatividade como motor de desenvolvimento urbano, sustentável e econômico de um destino turístico.

 

“A intenção da instalação dos totens é demarcar aos moradores e turistas a área tombada e também relembrar esse importante inédito título conquistado por Brasília, quando tinha apenas 27 anos, sendo motivo de orgulho da cidade e do país”, ressalta o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena.

 

A iniciativa foi realizada em parceria entre Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, Secretaria de Cultura e Secretaria de Gestão do Território e Habitação, com a cooperação internacional da Unesco e a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN). O consultor Luis Sardá é o responsável pelo desenho das colunas.