Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/18 às 10h41 - Atualizado em 23/04/18 às 10h44

Teatro e circo encantam público na Torre de TV

COMPARTILHAR

Fonte: Secretaria de Cultura do DF

 

O fim de semana do Aniversário de 58 anos de Brasília foi repleto de atividades para o público infanto-juvenil na Torre de TV. Como parte da política de sensibilização de novos públicos e de fomento de artistas locais, a Secretaria de Cultura promoveu espetáculos cênico-circenses gratuitos nas tardes deste sábado (21) e domingo (22).

 

Realizado em parceria com a organização da sociedade civil Voar, o evento reuniu artistas locais e de outras cidades, além de reunir espetáculos que também foram e serão apresentados em escolas da rede pública de ensino em dez regiões administrativas.

 

No sábado, abrindo a festa, mais de cem pessoas enfrentaram o forte sol — improvisando uma cobertura de guarda-chuvas — para se divertir com a Cia. Pilombetagem no espetáculo de bonecos Benedito e Boi Pintadinho. “Foi muito legal. O Matheus soltou várias gargalhadas”, disse a servidora pública Vera Sousa, 38 anos, a respeito de seu filho de 5 anos.

 

Provocando a plateia, ironizando a política nacional e também arrancando risadas, os Irmãos Saúde apresentaram o Circo Artetude. A performance teve perna-de-pau, brincadeiras e muita música.

 

Na sequência, a criançada seguiu o percurso pela praça de alimentação da Torre acompanhando os bonecos gigantes da Estupenda Trupe dos Brincantes do Gama. “Para mim foi o legal da apresentação deles foi o envolvimento com a criançada, colocando elas para advinhar cantigas infantis e dançando bastante”, constatou Adriana Silva, 42 anos.

 

A tarde finalou com Mauro Bruzza, o Homem Banda. O artista gaúcho entreteu a plateia com sua habilidade de tocar sanfona (ou gaita, no dialeto sulista) simultaneamente a uma instalação com vários instrumentos de sopro e percussivos.

 

No domingo, a programação foi mais curta, mas não menos divertida. O palhaço e acrobata peruano  Atawallpa Coello do Circo Rebote arrancou gargalhadas de miúdos e graúdos com suas pegadinhas, humor físico e acrobacias.

 

Logo em seguida, as crianças foram convidadas a embarcar na jornada intergaláctica do Lançador de Foguetes, espetáculo de clown da companhia gaúcha De Pernas Pro Ar.