Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/13 às 18h30 - Atualizado em 18/03/13 às 18h57

Quarta maior cidade japonesa recebe Brasília

COMPARTILHAR

Ação faz parte de evento promovido pela Embratur no Japão

Em continuação à promoção de Brasília no “Roadshow Osaka e Nagoia”, a subsecretária de Fomento e Eventos Estratégicos da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Flávia Malkine, iniciou hoje (18) um contato com empresários do trade da cidade de Nagoia. No segundo evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)no Japão, a Capital Federal foi apresentada a novos 50 operadores, agentes viagens e representantes das companhias aéreas Air France, Lufthansa, Korean Air e Etihad Airways.

A promoção na cidade japonesa evidenciou aspectos como a arquitetura moderna, áreas verdes abundantes, cultura, tradições, acessibilidade e localização, além de clima ameno e estável ao longo do ano. A sensação de segurança, ponto importante para os japoneses, foi outro aspecto bastante trabalhado, bem como os investimentos que o Governo do Distrito Federal tem feito neste setor. “Segurança é fundamental para os japoneses na hora de escolher um destino, seja ele para lazer ou negócios. Brasília pode lhes oferecer isso”, disse Malkine.

Brasília no Japão

A ação começou na cidade de Osaka, no dia 14 de março. No local, a subsecretária de Fomento e Eventos Estratégicos da Setur-DF, Flávia Malkine, recebeu cerca de 60 operadores e empresários do setor para apresentar as vantagens de Brasília enquanto destino turístico. Nagoia é o segundo ponto de parada do roadshow. É a quarta maior cidade japonesa concentrando cerca de 2.2 milhões de habitantes. O próximo destino é Tóquio, onde haverá a 6ª Noite de Prêmio no Japão.

O foco do trabalho de promoção turística no país oriental é a aproximação com o trade turístico na capitalização de oportunidades e divulgação do Brasil. Além disso, a Setur-DF e a Embratur apostam na ampliação do número de agências que vendem os destinos brasileiros e na constante busca de exposição de mídia espontânea para otimizar a promoção junto ao público final.

Mercado Japonês para o Brasil

O Japão é o 19º país que mais emite turistas para o Brasil, sendo o principal mercado asiático no número de emissão de turistas, segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo 2011. Só em 2011, foram 63.247 visitantes japoneses ao país.

Mercado Japonês no Mundo

O Mercado Japonês é o 5º maior emissor de turistas internacionais com quase 16 milhões de turistas que viajam para fora do Japão todos os anos. O Brasil atrai uma pequena parte desses turistas, mas possui grande potencial a ser desenvolvido em razão das ligações históricas entre Brasil e Japão, pelas belezas naturais, locais reconhecidos como patrimônios da humanidade e gastronomia local. Com o anúncio de que o Brasil será sede dos dois maiores eventos esportivos do mundo, o interesse pelo Brasil tem crescido por parte de agências, operadores, imprensa e empresas aéreas do Japão. Além de sediar sete jogos da Copa do Mundo, em 2014, Brasília também será palco para a disputa entre Brasil e Japão, na abertura da Copa das Confederações, em junho deste ano.