Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/10/13 às 18h51 - Atualizado em 9/10/13 às 20h42

Setur-DF apresenta Brasília no 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

COMPARTILHAR

Os pontos turísticos da Capital Federal são divulgados durante a edição deste ano que termina amanhã (10)

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) promove Brasília durante o 19 º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito que ocorre até a próxima quinta-feira (10),no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento, que começou na última terça-feira (8), traz como tema geral – Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis reúne cerca de 1,6 mil entre secretários de Estado, operadores públicos e privados, industriais, consultores, dirigentes sindicais patronais e de trabalhadores, estudantes e professores acadêmicos, lideranças comunitárias, técnicos do setor e profissionais da mídia.

Os visitantes podem se informar sobre os pontos turísticos da Capital Federal, restaurantes e city tour no Double Decker Bus, serviço turístico que sai do Brasília Shopping e passa pelos principais pontos turísticos tais como a Catedral, a Praça dos Três Poderes, a Esplanada dos Ministérios.

O turista de evento e negócios representa um dos principais públicos que vem a cidade. A captação desenvolvida pelo governo até 2016 será de cerca de R$17 milhões, que é referente ao número de eventos e congressos que serão sediados em Brasília. De acordo com o boletim de monitoramento número 6 elaborado pela Setur-DF e em dados de agosto deste ano do Ministério do Turismo, o turista de negócio nacional deixa na cidade cerca de U$37,50 dólares por dia o que representa um valor superior ao turista que vem a Brasília a passeio.

O evento

O Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito é promovido bienalmente pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O tema principal que é centrado na mobilidade urbana para cidades sustentáveis, se desdobra em três eixos principais: Planos de Mobilidade Urbana nas cidades brasileiras, segurança viária e redução dos acidentes, Meio Ambiente e matriz energética.

A edição deste ano busca discutir o tema da sustentabilidade, com as atuais reflexões feitas em debates na Conferência Rio +20 da Organização das Nações Unidas (ONU) e a construção de políticas globais para viabilizar as cidades sustentáveis nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais.

De acordo com o site da Associação, “é importante o papel do transporte público para a construção das cidades brasileiras e, em particular, considerando que estas já reúnem 82% da população do país.”