Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/07/12 às 3h00 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Sebrae lança cartilha sobre as oportunidades da Copa do Mundo

COMPARTILHAR

A cartilha se chama “Tendências de Negócios e Perfil dos Consumidores para 2014” e está disponível para download na página do programa

O Programa Sebrae 2014 publicou uma cartilha onde dá dicas de como os pequenos empresários poderão aproveitar com eficiência as oportunidades geradas pela Copa do Mundo no Brasil. O projeto foi lançado pela filial de São Paulo, com foco nos setores de agronegócio, comércio varejista, construção civil, madeira e móveis, economia criativa (artesanato, gastronomia, entretenimento, entre outros), moda, serviços, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e turismo. O diagnóstico foi elaborado pela instituição, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A cartilha se chama “Tendências de Negócios e Perfil dos Consumidores para 2014” e está disponível para download na página do programa. Segundo o consultor do Sebrae paulista, José Bento Desie, o guia aborda uma série de questões de interesse do empreendedor, como o que muda no cenário empresarial e o que busca o consumidor. Desie afirma que a série pode ajudar empreendedores de outros estados. “As tendências que apresentamos são internacionais, podendo ser adaptadas à realidade local”, diz. Ele lembra que uma dessas tendências está na busca por produtos e serviços com características brasileiras.   

A publicação traz ainda o perfil de consumo de turistas de cinco países que vão nos visitar na Copa, com dicas sobre seus costumes, comportamento de consumo, sua relação com o futebol, curiosidades do país e até as principais palavras do idioma para ajudar na comunicação com eles.

Os países contemplados são Alemanha, por ter sido sede da Copa e pelo grande número de turistas que nos visitam; a Espanha, por ter sido o último campeão mundial de futebol; a Argentina, pela proximidade entre os países e o costume de virem nos visitar com frequência;  o México, pela identificação entre os dois países no assunto futebol, e o Japão, como representante do Oriente.

O produto é o primeiro de uma série de três exemplares. O segundo volume será lançado no dia 18 de setembro e trará o perfil de visitantes dos Estados Unidos, Chile, Uruguai, França e Itália. O terceiro guia está previsto para dezembro, com informações sobre o turista nacional.