Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/20 às 18h16 - Atualizado em 11/11/20 às 18h21

Retomada do Turismo: Brasília está preparada para receber visitantes com segurança

COMPARTILHAR

 

 

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, reforçou nesta terça-feira (10/11), que a retomada do turismo local esta sendo feita de acordo com todas as normas de segurança sanitárias. A secretária esteve presente na cerimônia de lançamento do plano de ações para a Retomada do Turismo, no Palácio do Planalto, em Brasília. O objetivo do Governo Federal e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal é recuperar o setor impactado diretamente pela pandemia do novo coronavírus e voltar a gerar emprego e renda no país.

 

Segundo a secretária, a capital federal saiu na frente no combate à Covid-19, quando, em março deste ano, teve fechadas escolas e outros locais de grande circulação de pessoas. Para Vanessa Mendonça, o turismo da cidade também seguirá com protocolos de segurança durante a pandemia. “Brasília caminhará junto com essa nova iniciativa. Nós somos um exemplo de destino turístico seguro e mostramos isso mais uma vez no combate ao Covid-19. O nosso governador, Ibaneis Rocha, saiu na frente e desde o inicio implementou medidas efetivas para proteger a nossa população. Hoje, Brasília se destaca pela transparência das ações. Agora, com a retomada das atividades, estamos de portas abertas para receber nossos visitantes”, reforçou a secretária.

Ainda na cerimônia de lançamento, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância da cadeia produtiva do setor. “A economia é vital. Quando se destrói um setor todos sofrem. Temos que buscar mudanças. Temos como mudar o destino do Brasil”.

 

A Retomada do Turismo, liderada pelo Ministério do Turismo, terá esforços pactuados entre setores público e privado, terceiro setor e Sistema S e irá atuar na volta das atividades de maneira gradual, planejada e seguindo as orientações sanitárias adequadas de combate da Covid-19.

 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que o país já tem condições adequadas para uma retomada responsável do turismo. “Nós podemos afirmar que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos que contenham o Selo Turismo Responsável. São mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil obedecendo os protocolos de biossegurança e demonstrando que se preocupam verdadeiramente com a saúde do turista e com o desenvolvimento econômico do país”.

 

Retomada do Turismo –  A iniciativa reúne um conjunto de programas, projetos e ações que buscam resultados efetivos até 31 de julho do próximo ano. As ações são organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.

 

As ações vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços tanto na oferta de cursos para a adoção aos protocolos sanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento, quanto para melhoria de atendimento, considerando as tendências do mercado.

 

Para promover a Retomada do Turismo, a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil” começa a ser veiculada em todo o país e conta com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros. Serão veiculados materiais específicos de cada estado do país, além do Distrito Federal.

 

Com informações do Mtur