Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/19 às 9h59 - Atualizado em 27/02/19 às 10h05

Representantes do GDF e das Forças Armadas se reúnem para revitalizar Turismo Cívico

COMPARTILHAR
O evento da Troca da Bandeira é um dos maiores eventos patrióticos que Brasília oferece
 
Recuperar o sentimento de pertencimento da Pátria e impulsionar o Turismo Cívico em Brasília. Esse foi um dos objetivos da reunião realizada, nesta terça-feira (26), na Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur – DF). Além da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e do assessor especial da Secretaria de Educação, Mauro Oliveira, participaram do encontro representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), da TCB, da Aeronáutica e do Exército.
 
“Estamos prevendo várias ações para promover o sentimento de patriotismo e de que Brasília pertence a todos os brasileiros. Vamos começar pela valorização da Troca da Bandeira, que é um evento mensal e que encanta todos que participam”, afirmou a secretária de Turismo. De acordo com ela, o Turismo Cívico é uma das atividades turísticas intrínsecas da cidade. “A nossa capital é a mais legítima para explorar essa atividade turística. Por isso estamos reunindo diversos órgãos para impulsionar essas ações”, enfatizou Vanessa Mendonça.
 
Além do apoio das Forças Armadas, a Setur quer envolver os alunos das escolas públicas nos eventos cívicos da cidade. “Não podemos perder essa oportunidade de reviver Brasília como capital do país por meio do civismo. Mostrar que Brasília não é apenas um centro político”, afirmou Mauro Oliveira. O assessor especial ainda disse que a ação de valorização dos símbolos pátrios vai ao encontro do projeto de gestão compartilhada do GDF e que feito pela Secretaria de Educação com a Polícia Militar em quatro escolas da cidade.
 
Para o chefe da Casa Militar do GDF, coronel da PMDF Júlio César, ações que valorizem o Turismo Cívico são importantes não somente para os militares, mas para toda a população. “O cidadão tem que voltar a ver a Bandeira com uma representação da sua pátria”, afirmou Júlio César. “Essa é uma possibilidade do cidadão ter um contato mais próximo com o entendimento de brasilidade e nacionalidade. A capital federal é o local mais autêntico para reverenciarmos os símbolos nacionais”, complementou o coronel da Aeronáutica Gerson Louzeiro.
 
Troca da Bandeira – A solenidade de Troca de Bandeira ocorre todo primeiro domingo do mês e é vista como uma das maiores expressões do Turismo Cívico do país. O monumento consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com um mastro de 100 metros de altura, a bandeira tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.
 
A importância desse símbolo nacional é tão grande, que a troca da Bandeira é feita por uma solenidade que inclui desfile militar, salva de tiros, apresentação de banda, entre outras atrações. Cada troca é comandada por uma das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) ou pela Polícia Militar do Distrito Federal.