Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/20 às 18h34 - Atualizado em 23/11/20 às 18h34

Rally dos Sertões: em videoconferência, Helena Soares e Claudia Grandi agradecem o apoio do GDF na passagem por Brasília durante o maior rally das Américas

COMPARTILHAR

 

 

 

O sucesso do Rally dos Sertões ainda repercute na capital federal. Em videoconferência, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, conversou nesta segunda-feira (23/11) com duas vencedoras do maior rally das Américas: a piloto Helena Soares e a navegadora, Claudia Grandi, única dupla feminina na categoria carros, que, juntas, subiram no pódio da classe Super Production.

 

No bate-papo, que também contou com a participação do produtor Rodrigo Riguetti, Helena destacou a passagem do rally por Brasília e agradeceu o apoio do Governo do DF. “Nós sentimos gratidão porque sabemos o quanto é essencial esse envolvimento das entidades e do governo para que possamos passar pelas cidades brasileiras, não só levando o esporte, mas toda a ação social promovida, gerando economia e desenvolvendo o turismo local. Sentimos muito bem recebidos em Brasília. Em nome de todos os competidores, não só da nossa equipe, agradecemos o empenho que a Setur-DF e todo o GDF tiveram com esse projeto”, disse Helena.

 

 

 

 

A 28ª edição do Rally dos Sertões aconteceu entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, ao longo de quase 5 mil quilômetros pelo Brasil, de São Paulo ao Maranhão. A edição especial em tempos de pandemia contou com oito “bolhas”, ambientes totalmente isolados, que receberam os pilotos, seguindo todo o protocolo de segurança. A primeira “bolha” foi em Brasília, usada pela organização como um projeto piloto para as demais paradas. “Mais do que nunca precisamos de ação, providência e união para continuarmos fazendo tudo em um formato diferente, seguindo todos os protocolos de segurança. Toda a articulação para trazer o Rally para Brasília foi um enorme desafio, principalmente diante do cenário que estamos vivendo em temos de pandemia. Mas não poderíamos deixar de fazer um evento tão importante como esse, que só foi possível com o apoio de uma grande equipe do nosso Governo, que mobilizou inúmeros órgãos. Fico muito feliz em ver que chegamos ao final de um projeto com sucesso, não apenas pela potência que esse evento representa como promoção de um destino turístico, mas pela luta e dedicação de todas as pessoas envolvidas”, disse Vanessa Mendonça, se referindo ainda à relevância social do evento.

 

O legado do Rally dos Sertões para Brasília não se limitou apenas na promoção da cidade como destino turístico. Entre as ações de solidariedade, alunos da rede pública de ensino puderam participar de um concurso de redação e de desenho promovido pela organização da competição, em parceria com o Governo do Distrito Federal, que teve como temática a solidariedade. Além disso, cerca de mil cestas básicas foram compradas de pequenos comerciantes do DF e distribuídas nas comunidades carentes da zona rural. “Tenho certeza que a passagem do Rally por Brasília está marcada na história da cidade. Brasília é uma das regiões mais lindas do mundo e isso foi mostrado pela competição”, afirmou a secretária Vanessa Mendonça.

 

Durante o encontro, o produtor Rodrigo Riguetti também destacou as próximas ações. “Estamos trabalhando em um projeto para 2021, no qual vamos documentar toda a trajetória da Helena e Cláudia como atletas de um esporte no qual a maioria dos participantes são homens e mostrar que o rally delas não começa apenas no dia da prova, mas bem antes. Exige dedicação e muito treino. Queremos também destacar os lugares turísticos que elas passaram e o projeto social que foi potencializado pelo evento”, contou Rodrigo. “O Brasil é ainda muito pouco explorado nesse turismo de aventura e tem lugares maravilhosos a serem destacados. Lugares que eu jamais poderia ter a chance de conhecer se eu não fosse competidora. Então, fazer um documentário é a realização de um projeto para compartilhar minhas experiências com todos”, concluiu Helena.