Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/13 às 19h22 - Atualizado em 11/06/13 às 19h42

Quinto Boletim de Monitoramento analisa cenário de eventos

COMPARTILHAR

Publicação da Secretaria de Turismo avalia índices trimestrais do setor 

A partir de resultados coletados por equipe própria e por índices oficias do mercado, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal apresenta no quinto Boletim de Monitoramento uma análise aprofundada do destino como cenário de eventos. O estudo aponta o crescimento no setor e traz informações que consolidam a cidade como ideal para o segmento.

O documento começa relembrando um importante resultado divulgado pela International Congress & Convention Association – ICCA. De acordo com o balanço de 2012 da entidade, Brasília se sobressaiu com a captação de 22 eventos internacionais, o que representa um elevado índice de crescimento (69%) em relação a 2011. Em dados gerais, a cidade subiu três posições no ranking nacional, 12 posições em relação aos índices das Américas e 60 posições na comparação com os demais destinos mundiais.

Nesta mesma linha, a Setur-DF e a Associação Brasiliense de Turismo Receptivo (Abare) realizaram uma pesquisa com os participantes da World Travel Marketing, uma das maiores feiras de turismo e eventos do mundo, para saber como é a comercialização de Brasília. O resultado aponta que 42% das empresas de turismo já trabalham o destino e que as demais se interessam em conhecer a cidade para incluí-la nos catálogos.

Para a confecção do Boletim de Monitoramento 5, a Setur-DF também foi as ruas para saber dos turistas e visitantes que tipo de serviços gostariam de ter no Mezanino Torre de TV, locals que será reformado em breve. Quase 30¨% dos entrevistados apontaram o desejo de ter um Centro de Atendimento ao Turista com acesso à internet.

Quanto à infraestrutura do local, os visitantes gostariam de encontrar no Mezanino da Torre de TV estruturas que permitam maior conforto no período de visita e contemplação, como “Restaurante” e “Cafeteria”.

O Boletim 5 também traz, como tradição, o perfil dos turistas que visitam Brasília. Quanto à origem, por exemplo, a Europa continua sendo a maior emissora de turistas estrangeiros para Brasília. Pela segunda vez a França lidera os levantamentos, representando 18,52% dos turistas estrangeiros em Brasília. Quanto aos emissores nacionais, o estado de Minas Gerais representa 12,50% dos brasileiros que foram entrevistados nos CATs. Os estados do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo apresentaram o índice de procedência igual a 12% cada.