Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/13 às 16h16 - Atualizado em 1/07/13 às 14h23

Profissionais da segurança aderem ao Pronatec Copa na Empresa

COMPARTILHAR

Policiais, bombeiros e agentes do Detran realizam teste de nivelamento para preencher vagas para os cursos de inglês e espanhol. 

Policiais civis e militares, bombeiros a agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal começaram esta semana a realizar testes de nivelamento para receber aulas de  inglês na intenção de melhor direcionar o atendimento dispensado aos turistas dos grandes eventos.

“São profissionais referência em qualquer lugar. Além de colaborar na instrução de procedimentos de segurança, o visitante se sente amparado para pedir informações gerais para uma pessoa fardada, pois transmite confiança”, explica o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

A qualificação será feita por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade Pronatec na Empresa, uma parceria dos Ministérios do Turismo e Educação, com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Ao todo, são 685 vagas para os níveis básico e intermediário de inglês, básico de espanhol e francês aplicado ao serviço turístico. O teste de nivelamento foi realizado para as aturmas de inglês na intenção de adequar o perfil de cada aluno. O segundo passo será o teste de fluência oral.

“A ideia é atingir o maior número de policiais possível. O curso é muito importante para o atendimento ao turista estrangeiro”, disse o tenente coronel Valdimir.

As aulas deverão começar em agosto deste ano com duração de seis a oito meses. “É tempo suficiente, já que muitos já têm algum conhecimento em idiomas. Nos testes avaliamos a escrita, interpretação e oralidade. Eles estão animados e ansiosos para começar”, disse o professor José Luiz, responsável pela educação profissionalizante do Senac.

Para auxiliar no aprendizado, os alunos receberão material didático semelhante ao usado na Universidade de Cambridge, tradicional instituição de ensino do Reino Unido, considerada uma das mais respeitadas do mundo. Os horários dos encontros também serão negociados para não atrapalhar os turnos de trabalho.

“Nós sempre fazemos todos os cursos disponíveis para melhorar nosso desempenho. Brasília está sendo muito vista e é uma oportunidade de atualizar os conhecimentos”, disse o cabo Marcos Rezende.

Pronatec Copa na Empresa – O programa foi desenvolvido na intenção de valorizar os profissionais que já atuam no setor de turismo. Para tal, são oferecidos cursos de idiomas para diversos segmentos do setor em todo o país.

Em Brasília, os profissionais da hotelaria, agências de viagens e bares e restaurantes formaram quinze turmas que já estão em andamento e outras duas devem começar os encontros na próxima semana.

As empresas interessadas em participar devem entrar em contato com a associação ou sindicato que representa a categoria a qual pertence, que fica responsável por repassar a demanda à Setur-DF. As turmas encaminhadas devem ter entre 20 e 25 alunos.