Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/13 às 19h21 - Atualizado em 27/09/13 às 19h30

Pontos turísticos de Brasília são destaques em simpósio internacional de arquitetura

COMPARTILHAR

Equipe do GDF articula ainda a incorporação de sistema alemão para monitorar obras na cidade

O Estádio Nacional de Brasília, a Ponte JK e a Torre de TV Digital foram objetos de estudo no Simpósio Mundial de Tenso-Estruturas, que aconteceu esta semana, na Polônia. Para um público formado por projetistas, arquitetos, engenheiros e construtores, os pontos turísticos de Brasília se destacaram pela estrutura moderna e sustentabilidade.

“Mostramos os diferenciais e os aspectos inovadores da arena, além de confirmar Brasília como sede do próximo evento, em 2014. Desta forma, colaboramos para colocar a cidade no circuito internacional de grandes eventos científicos e movimentar o Turismo nesse segmento”, disse a diretora de Obras Especiais da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Maruska Lima.

A diretora e a subsecretária de Fomento a Eventos Estratégicos da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Flávia Malkine, acompanharam toda a movimentação do Simpósio, que acontecerá em Brasília no próximo ano, para promover antecipadamente a cidade entre os participantes.

“Maruska, Engenheira atuante, contribuiu de Forma decisiva na escolha de Brasília para sediar o evento em 2014, realizando junto com a SETUR a defesa técnica da cidade”, lembrou a subsecretária Flávia Malkine.

Na apresentação da Capital federal, nesta sexta-feira, foram utilizados recursos como vídeos, a programação oficial que será desenvolvida em 2014 e o aspecto turístico da cidade. A ação contou também com a participação da assessora da Novacap Sylvia Longui e recebeu a visita do professor Ruy Pauletti, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Universidade de São Paulo (USP), que será o presidente do próximo evento em Brasília.

Monitoramento – Além de participar como congressista e divulgar a principais características das obras que comandou em Brasília, Maruska Lima viabilizou a articulação de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Distrito federal – por meio da Novacap – e a Fundação Basti, entidade governamental ligada ao Ministério dos Transportes da Alemanha.

O acordo visa ao monitoramento da manutenção de viadutos, pontes e estradas por meio de um inovador programa que possibilita realizar a análise do estado de conservação destas obras, programar manutenções e ainda estimar custos.

A intenção é que, em 12 anos, o sistema do instituto seja adaptado às necessidades do Distrito Federal e possa entrar em operação na cidade gerenciado pelos servidores do governo local de forma a beneficiar as inúmeras obras em andamento e já realizadas.