Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/13 às 19h12 - Atualizado em 30/09/13 às 21h20

Políticas públicas de Turismo em foco

COMPARTILHAR

Setur-DF aprofunda o conhecimento e discute experiência sobre o Observatório do Turismo em Seminário Internacional da àrea no Rio de Janeiro

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) discutiu a experiência sobre o Observatório do Turismo no âmbito do DF com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Setur do Rio de Janeiro em dois eventos que ocorreram paralelamente. O 1ª Seminário Internacional de Políticas Públicas em Turismo e a 5ª edição do Encontro de Hospitalidade e Turismo (ENHTUR) entre os dias 25 a 27, no Rio de Janeiro.

Para a subsecretária de Políticas Públicas da Setur-DF, Ariádne Bittencourt esse contato com profissionais que estudam o impacto do Turismo é importante para aprimorar o setor. “Nós estamos na fase final de implementação do Observatório do Turismo no Distrito Federal, eles [os profissionais no Rio de Janeiro] também pretendem implantar um modelo para discutir as políticas públicas no estado e se mostraram receptivos e interessados no nosso modelo de Observatório do Turismo.” Ariádne ainda ressalta que a troca de experiências é essencial para aprimorar o desenvolvimento desta ferramenta.

A subsecretária disse que cada dia mais há a necessidade da participação social no compartilhamento e no pensar as políticas públicas. “Em outros países discutir com a sociedade as Políticas Públicas já é prática comum, por exemplo, no Seminário a doutora pela Maria González que trouxe a experiência da Universidade Complutense de Madrid na Espanha sobre Gobernanza turística de políticas inovadoras no país. “

O Observatório do Turismo

O Observatório do Turismo é a primeira ferramenta de pesquisa e monitoramento do setor no Distrito Federal. O objetivo da parceria firmada entre Setur-DF e o Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB) em 2011, é produzir dados para subsidiar e direcionar os investimentos tanto por parte da administração pública quanto da iniciativa privada. O DF é o terceiro que tem este modelo de lançar um olhar que possa ser a marca do planejamento e das mudanças no Turismo da capital do país.

Ariádne frisa que o Observatório ainda que não esteja implementada, já apresenta um panorama rico de Brasília. “No último relatório econômico do Observatório, publicado no sexto boletim de monitoramento da Setur-DF temos uma análise que aponta o Turismo como potencial gerador de emprego e renda na Capital Federal”, explica.