Público poderá conhecer as obras da artista baiana Eliana Kertész até novembro de 2013
O Palácio do Planalto, local onde trabalha a presidente do Brasil, abrirá suas portas a partir desta terça-feira (8) para que o público conheça o trabalho da artista plástica baiana Eliana Kertész na exposição “Mulheres do Brasil”.
O acervo de 62 esculturas em barro, resina, fibra de vidro e bronze ficará exposto até o dia 8 de novembro, diariamente, das 9h às 18h, com entrada franca. As peças retratam a mulher brasileira e de diversas raças. “”Cada uma significa e expressa uma coisa. Vai ser uma grande exposição, têm muitas peças bonitas”, afirmou a artista.
Uma releitura de um dos tradicionais monumentos da cidade, Os Guerreiros de Bruno Giorgi, também conhecidos como candangos, recebe os visitantes e homenageia as mulheres com um monumento de 3,5 metros de altura. “A mulher brasileira é uma guerreira que usa as armas que pode, com sentimento, sem vergonha de ser feliz. E as mulheres também ajudaram a construir Brasília”, explicou a artista.
A Artista
Eliana é uma das mais importantes escultoras brasileiras da atualidade. Em Salvador se encontra a famosa escultura chamada “Gordinhas”, que ficam na Av. Adhemar de Barros, no bairro de Ondina.
Ela já realizou exposições dentro e fora do país como a V Bienale di Roma, na qual foi premiada, no início de 2004, com a terceira colocação na categoria escultura.