18/02/13 às 14h26 - Atualizado em 18/02/13 às 18h46

Orquestra Sinfônica abrirá temporada 2013

Os concertos fazem parte das comemorações do ano Brasil-Portugal

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) se prepara para mais um ano de apresentações. Nesta terça-feira (19), o maestro Claudio Cohen e músicos abrirão a temporada 2013. O espetáculo será na Sala Villa-Lobos. A entrada é gratuita.

Os concertos fazem parte das comemorações do ano Brasil-Portugal. Um dos mais importantes pianistas da atualidade, o português Pedro Burmester, será o convidado especial na abertura dos trabalhos. Serão interpretados clássicos como O Amor Industrioso, de João Souza Carvalho, Concerto em Lá Menor – Opus 5, de Robert Schumann, e homenagens a Mozart e Beethoven. Outro destaque será a apresentação solo do pianista português Pedro Burmester, reconhecido internacionalmente e vencedor de inúmeros prêmios, como o Moreira de Sá, em Portugal, e o 8º Concurso Van Cliburn, nos Estados Unidos.

A programação vai até 7 de maio, com espetáculos às terças-feiras na Sala Villa Lobos e concertos itinerantes na área comercial da 312 Norte, dia 25 de abril, e na Torre de TV em 1º de maio.

Sobre o pianista – Nascido na cidade do Porto, Pedro Burmester começou a tocar aos 10 anos de idade. Desde então, já realizou, no seu país de origem e por todo o mundo, mais de mil concertos solo, com orquestra e diversas formações de música de câmara, à qual se dedicou. Mantém, há alguns anos, duo com o pianista de jazz Mário Laginha. Também já atuou com violinistas mundialmente conhecidos, como Gerardo Ribeiro e Thomas Zehetmair, com os violoncelistas Anner Bylsma e Paulo Gaio Lima e com o clarinetista Antônio Saiote.

Formou grupo de pianos e percussões que tem se apresentado com grande sucesso em diversos festivais e concertos em Portugal. Sua discografia inclui CDs solo com obras de Bach, Schumann, Schubert e Chopin. Gravou as dez sonatas para violino e piano de Beethoven com o violinista Gerardo Ribeiro e gravou e editou a Sonata em Lá Maior, de Franz Schubert, e os Estudos Sinfônicos Opus 13 de Robert Schumann.

*Com informações da Agência Brasília