Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/01/18 às 16h09 - Atualizado em 16/01/18 às 11h18

Orla do Lago Paranoá, ponto turístico vai ganhar melhorias

COMPARTILHAR

Uma antiga demanda da população saiu do papel. A entrega da Orla do Lago Paranoá totalmente desobstruída, nesta sexta-feira (12), é o início de uma nova realidade dos brasilienses, que poderão desfrutar de um espaço democrático, acessível, como enorme potencial para abraçar o turismo e o esporte, entre outras experiências, privilegiando sempre seu caráter ambiental.

 

Orla do Lago Paranoá é entregue à população

Após a desobstrução, motivada por uma decisão judicial que exige a desocupação de áreas públicas próximas à margem do lago, considerada de preservação permanente, o concurso Orla Livre vai selecionar o melhor projeto de urbanismo e paisagismo que contempla vários atrativos de lazer. A ideia é transformar o local em um novo cartão-postal da cidade, atraindo turistas do mundo inteiro.

 

“Essa é uma grande conquista para a nossa cidade que, em breve, vai ganhar mais um ponto turístico, atraindo mais visitantes para a capital, impactando diretamente a economia local. Esse é o reconhecimento do Lago Paranoá como equipamento público fundamental para a democratização e melhor qualidade de vida de Brasília”, destaca o secretário de Turismo, Jaime Recena.

 

Desde agosto de 2015, quando iniciou a operação de desobstrução, foram liberados 1,7 milhões de metros quadrados na orla, que poderão ser contemplados com novos espaços gastronômicos, áreas para a prática de esporte e lazer, além de estruturas para cultura, educação ambiental, leitura, descanso, contemplação, mirantes e transporte lacruste.

 

Parte dessas atividades será concebida por meio de concurso público de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, com resultado previsto para sair em 21 de abril. A área do Parque da Asa Delta e do da Península já estão recebendo infraestrutura adequada como ciclovia, gramado e iluminação. No total, 454 lotes às margens do Lago Paranoá foram recuados.