13/11/13 às 19h35 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Operadores holandeses descobrem encantos de Brasília

Goal to Brasil Amsterdam registrou recorde de procura sobre a capital do Brasil

Nesta quarta-feira (13) os holandeses tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura brasileira em mais uma edição do Goal to Brasil – Encontros Brasileiros -, dessa vez realizada em Amsterdã. Esta foi a 17° edição do evento idealizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) com intuito de apresentar informações, gastronomia e música de diversos destinos brasileiros, além de criar oportunidades de comercialização do Brasil no mercado internacional.

Brasília participou do evento e saiu satisfeita com os resultados alcançados na rodada de negócios. “Nessa edição correu a maior procura de operadores de todos os eventos. Tivemos 15 agendamentos, sendo três companhias aéreas e o restante grandes operadoras de turismo. Algumas já comercializavam Brasília e as demais ficaram encantadas pelo que oferecemos e apostam no novo voo direto com a França para ajudar a comercializar nossa cidade”, disse Janaina Vieira, subsecretária de Marketing e Eventos da secretaria de Turismo do DF.

Na próxima semana a operadora Optimo Travel inseriu Brasília lançará seu próximo catálogo e já adicionará Brasília como um dos destinos turísticos oferecidos. “Estamos apostando na cidade que encanta pelo seus traçados arquitetônicos. Esperamos com esse novo voo da França ajude ainda mais a vender os pacotes”, disse o representante deles.

Os roteiros integrados com a Chapada dos Veadeiros e Caldas Novas já faziam parte dos catálogos de duas grandes operadoras. Uma delas, a Travel Trend, ficou interessada com as novas rotas integradas com destino como Pirenópolis, por exemplo, e já pensa em diversificar os produtos oferecidos para os clientes que desejam conhecer a capital do Brasil.

O novo camping de Brasília também foi outro diferencial para a capital do Brasil. Ao saber que teremos uma grande área para camping que será lançado para a Copa do Mundo alguns operadores se mostraram entusiasmados, principalmente pela tradição de alguns holandeses em acompanhar o time em caravana. “Existem grupos que alugarão motorhome no Brasil e ficarão hospedados em campings para torcer pela Holanda, que é tradicional no futebol”, disse Janaina.

Operadores especializados em turismo de luxo também descobriram em Brasília mais um destino para seus clientes. “Apresentamos as possibilidades em Brasília de hotéis e shoppings com grande marcas. A cidade hoje também conta com excelentes restaurantes voltados para um público que busca luxo também na hora de comer”, disse a subsecretária.

Além do Distrito Federal a edição de Amsterdã contou com a participação de representantes dos estados de Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, além das operadoras de turismo, Ideia Tours e Promotional Travel, que são membros da BITO (Brazilian Incoming Travel Organization) e a Match Connections.

A programação contemplou ainda o “Vivência Brasileira”, quando os convidados tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura e a gastronomia do Brasil. Nesta esta edição, o gaitista brasiliense Pablo Fagundes se apresentou com repertório de choro, maracatu, baião e outros ritmos regionais. Para saborear a gastronomia nacional, foram servidos petiscos típicos brasileiros como: coxinha de galinha, risoles de camarão e de carne, pastel, quibe, pão de queijo, caldinho de feijão, empada de frango, escondidinho de carne seca, bobó de camarão e vatapá.