Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/09/13 às 19h40 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Mais de 200 pessoas iniciam cursos pelo Pronatec Copa e Pronatec Copa na Empresa

COMPARTILHAR

Na próxima segunda-feira, auxiliar administrativo e recepcionistas em meios de hospedagem iniciam cursos na modalidade Pronatec na Empresa

Neste mês, Pronatec Turismo preencheu 239 vagas em duas modalidades, divididas entre o público em geral e outra direcionada para as empresas, no Distrito Federal. Cerca de 60 alunos iniciam na próxima segunda-feira (16), os estudos pela modalidade Pronatec na Empresa nas áreas de auxiliar administrativo e recepcionista em meios de hospedagem, e será ministrada por professores do IFB em Samambaia.

Nos dia 5 e 6 deste mês, 100 alunos iniciaram cursos do Pronatec Copa nas áreas de camareira, recepcionista em meio de hospedagem, agentes de informações turísticas, organizador de eventos.

Uma das alunas, que iniciou o curso de camareira, a promotora de vendas, Cíntia Leci de Lima, disse que viu no Pronatec Copa, uma oportunidade de diversificar a atuação no mercado de trabalho. “Eu ainda não trabalho no ramo hoteleiro, mas com a vinda da Copa do Mundo de 2014, eu vislumbrei uma oportunidade e outra opção de trabalho, espero aprender muito.”

Após a pré-inscrição junto à Setur-DF, outros 60 profissionais também começaram o curso de inglês aplicado a serviços turísticos no dia 2, deste mês. No balanço, de pessoas matriculadas na turma estão motoristas e cobradores de ônibus, trabalhadores do setor turístico de Brasília, como do ramo de locação de veículos, de agência de turismo, de organizadores de eventos e de atendentes da Rodoviária Interestadual de Brasília e guias de turismo.

Para a atendente da locadora de veículos BR Gonçalves, Rosana Belém de Sousa, estudante do curso de inglês do Pronatec Copa nas Empresas, de uma média de 100 clientes que desejam alugar um carro, 40% são turistas estrangeiros. “Eles [os clientes] querem alugar um meio de transporte de toda forma, e na empresa que conseguirem se comunicar melhor firmam o contrato”, explica.

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) em parceria com o Ministério do Turismo realizou a pré-matrícula dos alunos. Os cursos da modalidade Pronatec Copa, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego serão ministrados, no campus da 610 Norte do Instituto Federal de Brasília (IFB) nos três períodos (manhã, tarde e noite), de acordo com a disponibilidade dos alunos e da instituição de ensino

O secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, ressalta a importância em capacitar os trabalhadores que irão recepcionar os turistas nacionais e estrangeiros, durante sua estadia em Brasília. “O nosso objetivo é colaborar para que os trabalhadores do ramo do Turismo estejam cada dia mais preparados para prestarem um serviço de qualidade. O visitante bem recebido volta e ainda indica o destino para outras pessoas. A qualificação é o maior dos investimentos e o melhor legado que podemos deixar para a cidade e para os moradores”, defende.

A diretora de Qualificação e Certificação da Setur-DF, Cláudia Lourenço salienta que os interessados em participar das próximas turmas de cursos de formação inicial e continuada deverão procurar a Setur-DF para pré-inscrição, por meio dos telefones: 3214-2797 / 3214-2775/3214-2764/3214-2760.

Os interessados devem ter mais de 18 anos, escolaridade compatível com o curso que deseja e residir no Distrito Federal. Após a pré-matrícula, eles serão encaminhados às instituições de ensino habilitadas, como IFB e Serviço Nacional de Aprendizagem – Senac – para inscrição definitiva quando formadas as turmas.