Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/13 às 17h13 - Atualizado em 29/10/13 às 13h34

Mais de 100 guias de turismo recebem carteiras funcionais nesta terça-feira

COMPARTILHAR

Cerimônia de entrega é parte da programação de seminário direcionado aos guias que atuarão na Copa do Mundo

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) entregará, na próxima terça-feira (29), 140 carteiras funcionais aos guias de turismo que buscaram a formalização da atividade por meio do Cadastur. A cerimônia será parte da programação do “Seminário de Sensibilização do Prestador de Serviços Turísticos”, que tem o objetivo de capacitar aqueles que atuarão na recepção do Mundial. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no auditório Alvorada, a partir das 8h30.

Foram convidados para a mesa de abertura, o coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, e a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal, Maria José.

“Brasília receberá sete jogos da Copa do Mundo 2014, entre os quais a disputa do terceiro lugar. Também começa no próximo mês os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade, entre outros eventos em que a presença do guia é essencial para orientar os visitantes”, afirmou Luis Otávio Neves.

O secretário também explica a importância do cadastro tanto para o guia quanto para o contratante do serviço. “Para o profissional, o cadastro serve como uma chancela do Ministério que mostra a preocupação com a regularidade do trabalho, o que facilita na hora de conquistar os clientes. No caso do consumidor, a vantagem é a possibilidade de solicitar a carteira e ter a certeza de que está contratando um serviço regular, além de ter no Cadastur um canal seguro para acionar o prestador de serviços em casos de incidentes”, afirmou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

Segundo estimativa do Ministério do Turismo, 600 mil turistas chegarão a Brasília na Copa do Mundo de 2014, sendo 200 mil oriundos de outros países e 400 mil dos estados brasileiros. “Precisamos estar preparados e corresponder à altura. O Mundial será nossa janela para o exterior em proporções inéditas. É uma chance única de mostrar que somos um ótimo destino turístico”, afirmou Neves.

Novas regras

Este ano, o Ministério do Turismo entregou 7.982 carteiras de guias de turismo. Com as novas regras da Portaria 197 de julho de 2013, que aumentou o prazo de renovação de cadastro de guias de turismo de dois para cinco anos, a quantidade de inscritos no sistema chega a 800 profissionais por mês em todo o País.

No Distrito Federal, o acréscimo foi observado em todas as áreas pertinentes ao Turismo. De agosto para setembro, a quantidade de empresas e profissionais cadastrados cresceu em 125,6%.

Os documentos necessários para o guia de turismo requisitar a carteirinha são: carteira de identidade (original e cópia), certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo, cujo plano de curso esteja de acordo com normas do Ministério da Educação (original e cópia), foto 3×4, formulário de cadastramento preenchido (disponível no site Cadastur) e termo de responsabilidade e comprovante de residência atualizado. Os demais prestadores de serviços podem ter informações sobre cadastro no site www.cadastur.turismo.gov.br.

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo do Ministério do Turismo. De acordo com a Portaria, o cadastro dos prestadores de serviços é obrigatório para guias de turismo, agências de turismo, meios de hospedagem, transportadora turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos. Na lista das empresas cuja inscrição é facultativa estão os restaurantes, bares, casas de espetáculos e outros 13 empreendimentos do setor.

Confira a programação do Seminário:

8h30 – Recepção e Credenciamento

9h – Abertura e solenidade de entrega das credenciais aos Guias de Turismo

9h30 1ª Palestra – Sensibilização do Prestador de Serviços Turísticos quanto a importância do cadastramento e as novas orientações sobre a legislação – convidado: coordenador -geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão

10h15 – Coffee break

10h30 – 2ª Palestra – O papel do sindicato, sua atuação e a parceria com a Setur- convidado: Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF, Maria José

11h10 3ª Palestra – O Guia de Turismo e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Serviço:

Seminário de Sensibilização do Prestador de Serviços Turísticos

Data: 29 de outubro de 2013 (terça-feira)

Horário: a partir das 8h30

Local: Auditório Alvorada, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, lote 5 – Eixo Monumental , Ala Sul, 1º andar.

Mais informações sobre o Cadastur: 3214-2735