Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/11/13 às 19h09 - Atualizado em 5/11/13 às 20h33

Mais de 100 alunos da Estrutural desfrutam de aprendizado cidadão

COMPARTILHAR

Além de aprender sobre a importância do uso do dinheiro público, os estudantes tem uma aula de cidadania nos pontos turísticos da capital

O grupo de 120 alunos do Centro de Ensino Fundamental nº 2 da Estrutural assistiu a peça “Me Dê Cá a minha Nota”, no auditório da Secretaria de Fazenda, na tarde desta terça-feira (5). Parte integrante do Programa de Portas Abertas à Cidadania do Distrito Federal, além da apresentação, do vídeo institucional, ao final os alunos fazem um passeio pelos pontos turísticos de Brasília.

O objetivo do dia lúdico é fazer com crianças e adolescentes se atentem para a importância de pedir a Nota Fiscal e de que forma isto retorna em forma de investimentos na saúde, educação da cidade. Além de conscientizar os jovens cidadãos em relação aos direitos e deveres, incentivá-los a participar da elaboração orçamentária e a fiscalizar a arrecadação, monitorando a aplicação do dinheiro público por parte dos governos.

Esta é a última turma de 2013 que participar do programa, que é uma parceria entre as Secretarias de Fazenda, Turismo e Educação.

O secretário em exercício de Turismo do Distrito Federal, Geraldo Bentes destacou o valor em fazer com que essas crianças tenham essa aula cidadã. “Tem uma máxima que é sempre verdadeira a cidade que é boa em receber os turistas, também o é para os moradores. Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade e esse passeio além de desvendar um pouco da arquitetura, despertar o valor cívico. O sentimento de pertencer e ter orgulho de ser brasiliense”, destacou.

E frisou, “é importante que vocês conheçam Brasília como destino turístico. Estamos cada dia mais em destaque na mídia internacional e nacional”, explicou.

Já a secretária adjunta da Secretaria da Fazenda, Márcia Wanzoff reforçou o valor de ser cidadão a um público de professores, monitores e alunos. “Pedir a nota fiscal é garantir que o repasse dos impostos estão sendo feitos ao Estado para que as necessidades da população sejam supridas”, explicou.

Para o aluno Adão Martins, 10 anos, aluno do 3º ano da instituição de ensino, desfrutar de momentos como este é bom. “Já conhecia a Praça dos Três Poderes e outros pontos, mas fazer esse passeio ao lado dos colegas é bem legal”, disse.

A professora que acompanhava o grupo, Maria do Desterro, demonstrou a empolgação com a peça de teatro e o vídeo institucional que explicava o valor da nota fiscal. “Atividades lúdicas como esta são ótimas para o desenvolvimento da criança. Vi muitos alunos que não conheciam os pontos turísticos e queriam ver tudo de perto”, disse.

“Os alunos ficam maravilhados com os pontos turísticos, quando eles chegam à Praça dos Três Poderes. Eles questionam e escutam um pouco sobre a construção da Capital Federal”, apontou uma das guias que acompanha o grupo, Márcia Moreira.

De acordo com dados da Secretaria de Fazenda, em 2013, dois mil alunos de 16 instituições de ensinos do DF participaram este ano das atividades prevista pelo programa. Os alunos fazem um tour com guias turísticos e conhecem desde o Memorial JK até a Praça dos Três Poderes, passando por pontos como o Estádio Nacional Mané Garrincha, o Memorial dos Povos Indígenas, a Catedral e a Esplanada dos Ministérios.