Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/13 às 19h22 - Atualizado em 20/03/13 às 19h34

Luzes dos monumentos de Brasília serão apagadas na Hora do Planeta

COMPARTILHAR

Movimento acontecerá paralelamente em todo o mundo no próximo sábado, a partir das 20h30

A Capital Federal irá aderir, mais uma vez, ao maior movimento interativo em prol do meio ambiente do mundo. No próximo sábado (23), parte dos monumentos da cidade terão as luzes apagadas na “Hora do Planeta”. O objetivo é alertar para os problemas climáticos e incentivar a população adotar a ação nas residências. A adesão no DF foi confirmada pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O movimento acontecerá em mais de 100 países no mundo, organizado pela World Wide Fund for Nature (WWF, “Fundo Mundial para a Natureza”). Em Brasília, pontos turísticos como o Complexo Cultural, incluindo Biblioteca e Museu Nacional, Catedral, a Esplanada dos Ministérios e a Ponte JK ficarão sem luz entre 20h30 e 21h30, horário estipulado pela Organização Não Governamental. A programação local conta ainda com eventos e manifestações culturais no Museu, sendo um atrativo para a conscientização ambiental.

Anualmente, o GDF adere às atividades da campanha buscando realizar atividades de sensibilização para a questão ambiental. Em 2011, Agnelo realizou ato no Museu da República, onde autoridades e artistas locais apagaram as luzes da Esplanada dos Ministérios e de alguns monumentos da cidade. No ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Brasília Ambiental realizaram ação com a comunidade no Parque Olhos D'Água, localizado na Asa Norte. Na ocasião, cerca de 200 pessoas se reuniram para apreciar apresentações de música à luz de velas, além de apagarem em conjunto a iluminação pública de pontos da cidade.

A campanha também convida empresas e a sociedade a participar. Para demonstrar apoio à causa, que este ano tem como suporte a pergunta “O que você faria para salvar o planeta?”, o indivíduo pode se cadastrar no site da WWF – Brasil como parceiro. Diversos artistas nacionais e internacionais já gravaram também vídeos motivacionais e lançam desafios na internet.

A ação ocorre desde 2009 e mobiliza milhares de pessoas pelo mundo. No Brasil, 45 cidades já se cadastraram para participar do ato simbólico.