Governador Ibaneis Rocha diz que GDF trabalha para impulsionar Turismo na Capital
Brasília ganhou um novo espaço que homenageia o criador da cidade, Juscelino Kubitschek. Foi inaugurada, na terça-feira (14), a Fonte JK. Financiada pelo Grupo Paulo Octávio, a obra fica no Setor Hoteleiro Norte (SHN), entre os hotéis Manhattan e Kubitschek Plaza, e faz referência à arquitetura da ponte de mesmo nome que liga o Plano Piloto ao Lago Sul. Participaram da solenidade o governador Ibaneis Rocha, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça e o empresário Paulo Octávio.
O governador Ibaneis destacou que o Governo do Distrito Federal está trabalhando para embelezar a cidade e com isso, atrair mais turistas, criar empregos, gerar renda e melhorar a qualidade de vida. “Trabalhamos para ter todos os quartos de hotéis dessa cidade lotados. Nós teremos nossos restaurantes cheios. É assim que se faz. Embelezando a nossa cidade. Mostrando que podemos ser sim o cartão postal do Brasil. O cartão postal que Juscelino Kubitschek quis que Brasília fosse”, afirmou o governador.
O chefe do executivo também destacou que desde que o novo governo assumiu o Distrito Federal, a Secretaria de Turismo já reabriu os centros de Atendimento ao Turista, tem marcado presença no Aeroporto e feito uma integração com o trade turístico. “Vamos colocar a população do Distrito Federal trabalhando para que o Turismo seja uma das maiores fontes de renda e receita dessa cidade”, informou Ibaneis Rocha.
“Estamos empenhados para transformar Brasília em um dos destinos mais desejados do Brasil e do mundo. Vamos colocar a nossa cidade no lugar que ela merece. Somos a capital do país e estamos localizados no coração do Brasil. Nascemos do sonho de um empreendedor que construiu esse Patrimônio Mundial da Humanidade em menos de mil dias”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
A fonte é um projeto do arquiteto Gustavo Nunes, que se inspirou na ideia dos traçados da ponte para direcionar os jatos d’água: a trajetória simbólica e lúdica da pedra repicando sobre a água. Por se tratar de uma zona hoteleira da capital, o SHN é visitado, diariamente por moradores e visitantes da cidade, que tiram fotos com a estátua de JK sentado em um banco – escultura do também mineiro Leo Santana. A fonte JK foi inaugurada ao som de músicas de cantores nacionais das décadas de 1960 e 1970, período em que Juscelino presidiu o Brasil depois de ter sido governador de Minas Gerais.
“Para nós, da família Kubitschek e das organizações Paulo Octávio, que investimos em setores estratégicos da cidade, entregar essa praça e chafariz reformados é investir em melhorar as atrações turísticas da cidade. Esse espaço é visitado todos os dias por centenas de pessoas que tiram fotos com a estátua de JK, tornando-se um ponto de encontro, de lazer e de Turismo. Um espaço que cuidamos com muito carinho e respeito”, afirmou o bisneto de Juscelino Kubitschek, André Kubitschek Pereira.