8/07/13 às 20h04 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Grupo Viibra conhece a estrutura da Setur

Como forma de reafirmar o compromisso com as diretrizes do Grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília (Vlibra), o assessor especial da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), Alessandro Gomes, mostrou a organização estrutural do órgão durante reunião com demais integrantes do projeto nesta sexta-feira (5). A apresentação teve o objetivo de colocar à disposição a equipe da Setur-DF para as atividades desenvolvidas pelo grupo.

Os integrantes do Viibra conheceram as diretrizes e metas de cada subsecretarias da Setur-DF, que passam pela promoção da cidade enquanto destino turístico, formulação de políticas públicas, melhoria de infraestrutura da cidade e capacitação de mão de obra, com a preocupação da sustentabilidade e continuidade das ações.

“Quisemos mostrar o que estamos fazendo por Brasília com a intenção de que cada instituição que participa do Viibra possa conhecer nosso trabalho e aproveitar nossa estrutura para desenvolver projetos conjuntos. O objetivo é nos colocar à disposição de acordo com nossa estrutura. Assim abrimos nossas portas para novas ideias”, disse o assessor da Setur.

Na reunião, também foram apresentados números relevantes de resultados já obtidos pela Setur-DF nos últimos anos de trabalho na captação de eventos, publicações internas, redes sociais, press trips, fam tours, pesquisas de perfil de públicos e metas para o próximo ano, além das parcerias com instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

“Estamos nos empenhando para dar uma cara nova à cidade. A integração no sistema de visitação pode colaborar e muito na imagem que o visitante leva daqui. Já estamos com um trabalho intenso nesse sentido. Com a união dessas instituições, podemos fazê-lo de maneira uniforme e mais completa”, sugeriu Alessandro Gomes.

Viibra – O Grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília (Viibra) visa a sensibilização de administradores de prédios onde há visitação turística no Distrito Federal para a unificação das atividades turística desenvolvidas nos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), tanto na esfera federal quanto distrital. O projeto é importante não só do ponto de vista do desenvolvimento do setor, mas do conhecimento da comunidade e dos visitantes sobre os atrativos de Brasília.

O planejamento do grupo abrange ações de qualificação, integração de agendas de visitação, melhoria da infraestrutura nos pontos onde há atividades turísticas, além da possibilidade de um sistema único de internet que possibilite a identificação do visitante de forma a facilitar o mapeamento do perfil do turista de Brasília.