Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/13 às 20h58 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

“Gravura-Grabado: Um lugar no mundo” promove intercâmbio artístico em Brasília

COMPARTILHAR

Exposições e oficinas artísticas movimentam vida artística da cidade. Realizado pelo Governo do Distrito Federal, em parceria com o Museu Vivo da Memória Candanga e o grupo Gravura em Foco, o evento “Gravura-Grabado: Um lugar no mundo” traz uma programação especial que promove o intercâmbio artístico e a troca de saberes por meio de três exposições e duas oficinas artísticas.

Com apoio da Embaixada da Argentina, pela primeira vez o artista plástico Carlos Pamparana vem a Brasília como convidado especial do evento. Entre 10 de abril e 10 de maio, o brasiliense poderá conhecer a produção de Carlos Pamparana, na mostra “Tondos”, que será montada no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro.

O resultado da 1ª Troca Internacional de Marcadores de Livros, promovida pelo grupo Gravura em Foco, também já está exposto para o público, até 18 de maio, na Galeria do Museu Vivo da Memória Candanga. A mostra, “Marcas Gravadas”, apresenta ao público os 116 marcadores recebidos em xilogravura, várias técnicas de calcogravura (gravura em metal), ponta seca s/ acrílico e serigrafia, foram produzidos por 110 gravadores argentinos, brasileiros, franceses, israelenses, italianos e mexicanos. A visitação pode ser feita de segunda a sábado das 9h às 17h.

Brasil/Argentina/Gráfica é outra exposição do projeto e ocupará a galeria Rubem Valentim, do Espaço Cultural Renato Russo, na W3 Sul quadra 508, de 12 de abril a 12 de maio. A exposição é definida por Pamparana como um “sonho compartilhado e cumprido.”

Oficinas

Quem quiser aprender um pouco das técnicas de gravura e se aprofundar mais nessa arte pode participar das oficinas, abertas ao público em geral, que acontecerão nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Museu Vivo da Memória Candanga, Via Epia Sul, entrada do Núcleo Bandeirante.