3/09/13 às 21h31 - Atualizado em 4/09/13 às 16h29

Festival Celebrar Brasília começará no próximo sábado

Em sua 6ª edição, o Festival Celebrar Brasília homenageia Oscar Niemeyer e traz a cidade os músicos franceses do Nouvelle Vague, a norte-americana Stacey Kent e o Teatro Mágico e outras atrações.

O Festival Celebrar Brasília ocorre nos próximos dias 7 (sábado) e 8 (domingo) de setembro, na área externa do Museu Nacional de Brasília, que fica no Complexo da República. O evento reforça sua marca ao unir a preservação do Cerrado com música de qualidade. Neste ano, o palco será tomado por apresentações performáticas, homenagem póstuma ao arquiteto Oscar Niemeyer e projeções monumentais sobre a cúpula do museu. A entrada é franca.

Também há na proposta do 6º Celebrar, a conscientização do público para importância em se recuperar nascentes dos biomas que abastecem as principais bacias hidrográficas do país e do continente. Todos os anos o Festival atrai turistas de todas as partes do país.

Atrações

Como novidade musical, o Celebrar 2013 trará o grupo francês Nouvelle Vague que pela primeira vez vem a cidade. O grupo é pioneiro na mescla de Bossa Nova com New Wave com umas batidas de rock pós-punk. Os franceses se unirão a Marcos Valle, um dos nomes importantes da Bossa Nova e da MPB. Os músicos se juntarão a cantora norte-americana Stacey Kent. Já a homenagem a Oscar Niemeyer ficará por conta dos artistas da cidade que projetarão obras inspiradas no trabalho do arquiteto sobre a cúpula do museu.

Também apresentarão suas músicas, os britânicos Mira Aroyo e Daniel Hunt da banda Ladytron com melodias embasadas no electropop. O mestre dos mash ups (termo em inglês que designa a junção de músicas), DJ Faroff, também fará parte da festa com ritmo dançante, a partir de encontros como, por exemplo, o da banda Daft Punk com Bob Marley, ou ainda de misturar batidas como a do sul-coreano Psy com a turma do filme Ghostbusters (em português, Caça fantasmas).

O Celebrar Brasília mantém a tradição ao trazer os principais VJ´s (como trouxe em ano anteriores, os britânicos do Inside-Us-All e Addictive TV, e o norte americano Roonie G).

Já do cenário musical brasileiro participarão do evento, o coletivo paulista O Teatro Mágico. O grupo que une elementos do circo, teatro, poesia, música, literatura e até do cancioneiro popular, fará apresentação juntamente com a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. Esta segunda faz música brasileira com ritmos como o reggae e ska (ritmo originado na Jamaica), além animarão a festa os brasilienses do Dj A e Funkeando e do grupo de música eletrônica Delta Foxx.

As performances acrobáticas serão protagonizadas pelas companhias de performances aéreas Noah, Coletivo Instrumento de Ver, O Anjo Louco Cia de Vôos e Cia Nós do Bambu. Os artistas circenses sobrevoarão o público.

Ao longo da sua trajetória, o evento marcou o cenário artístico da cidade trazendo atrações internacionais, lançando novos nomes da música brasileira, dando oportunidade a novos artistas locais. Além de promover as artes visuais e as performances circenses.

Campanha

Como em anos anteriores, o Celebrar está engajado na recuperação de nascentes degradadas do Cerrado no Distrito Federal. O Cerrado é um bioma importante pela sua fauna e flora, bem como pelas suas nascentes que fornecem águas para as principais bacias hidrográficas de todo o continente sul-americano.

O evento coletará lixo eletrônico que a população poderá descartar em eco-pontos autorizados. Todo o lixo eletrônico será reciclado pelos parceiros da empresa Zero Impacto. O lucro arrecadado será transformado em mudas nativas produzidas por viveiros da cidade que serão posteriormente plantadas em áreas degradadas próximas a nascentes de rios.

Sábado, 7 de setembro

18h30 – Djs

20h30 – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

21h30 – O Teatro Mágico

23h30 – FAROFF

01h00 – Ladytron Dj Set

03h00 – DeltaFoxx

+ Performances aéreas com Noah, Instrumento de Ver, Árvore dos Anjos (pré estreia) e Cia Nós no Bambu

Domingo, 8 de setembro

18h30 – Space Night Love Dance Laser

20h00 – Marcos Valle e Stacey Kent

21h30 – Nouvelle Vague

23h00 – Dj A e Funkeando

+ Performances aéreas com Noah, Instrumento de Ver, Árvore dos Anjos (pré-estreia) e Cia Nós no Bambu

+ Homenagem a Oscar Niemeyer com obras de artistas da cidade.

Evento: Celebrar Brasília 2013

Local: Museu Nacional de Brasília

Dias: 7 (sábado) e 8 (domingo) de setembro

Horário: a partir das 18h30