Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/13 às 19h15 - Atualizado em 26/08/13 às 19h41

Feira do Empreendedor supera metas de 2013

COMPARTILHAR

Procura sobre Cadastur no estande da secretaria de Turismo foi intensa

Entre os dias 21 e 24 de agosto o Centro de Convenções recebeu a Feira do Empreendedor 2013, evento que superou as metas e recebeu quase duas mil pessoas a mais do que o previsto, chegando a 12.300 visitantes. O estande da secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) também superou as expectativas e atendeu quase 500 pessoas nos 4 dias de feira. Saber o que é o Cadastur foi a maior motivação da visita ao espaço da Setur-DF, seguida sobre as dúvidas de como se cadastrar e quais os cursos de guias existentes na cidade.

“Nosso objetivo é conscientizar a importância dos empresários brasilienses fazerem parte desse importante cadastro do ministério do Turismo, que é vantajoso tanto para os prestadores de serviço, como para os turistas da cidade que sabem que estão contratando empresas sérias para atendê-los nas visitas ao DF. A Feira do Empreendedor mostrou que existe grande interesse em investimentos no setor turístico”, avaliou o secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves.

Outra meta batida foi o número de formalizações. No total, 230 participantes registraram o negócio e passaram a ser Microempreendedores Individuais (MEI). A pesquisa de opinião revelou que o índice de satisfação de quem esteve na Feira foi de 8,9%.

“O setor produtivo do Distrito Federal é motivo de orgulho. Se algum tempo atrás algumas pessoas tinham vergonha de dizer que eram de Brasília, hoje em dia elas têm orgulho de dizer que são de uma região que tem o melhor mel em qualidade, que tem uma empreendedora que ganhou o prêmio mulher de negócios, que somos de uma terra que tem oportunidades, que os empreendedores acreditam e que estão se formalizando”, destacou o superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira.

As capacitações da oitava edição foram um sucesso à parte. Cerca de 8.500 pessoas foram capacitadas durante os quatro dias do evento. O número é mais do que o dobro do previsto. Antes mesmo de começar a Feira, muitas palestras e oficinas já estavam com as inscrições esgotadas. A Feira deste ano teve o maior número de capacitações já realizadas anteriormente no DF. Foram 281 atividades entre oficinas e palestras.

Os Encontros e Rodadas de Negócios também movimentaram as transações entre fornecedores e compradores na oitava edição da Feira. Estreantes foram conhecer o sistema e empresários que já participaram anteriormente buscaram novas parcerias e produtos diferentes. Os quatro dias da Feira contabilizaram mais de R$ 5,2 milhões em geração de negócios.

Empresário do Distrito Federal, o deputado distrital Joe Valle (PSB-DF), conferiu a feira de perto e ficou satisfeito com o que presenciou. “Venho aqui como cidadão, como empreendedor que sou e também não posso deixar de perceber e olhar as coisas com o olhar do legislativo. Então a gente percebe aqui que é muito legal essa interação, essa integração e quando as coisas são bem feitas elas dão resultados para a sociedade”, disse.

A Feira do Empreendedor acontece a cada dois anos em Brasília e reúne as novas oportunidades de empreendedorismo na região, além de realizar capacitações com novos e já existentes empresários do DF.