14/08/13 às 19h04 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Empresários da gastronomia nacional discutem rumos do setor

25º Congresso Abrasel começou nesta terça-feira, com a presença do ministro Gastão Vieira

Desoneração de impostos para o setor de bares e restaurantes poderá ocorrer em breve. É o que prometeu o Ministro de Estado do Turismo, Gastão Vieira, na solenidade de abertura do 25º Congresso Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que ocorreu na última terça (13), no Ballroom Hotel Royal Tulip, em Brasília.

“Muitos aqui gostariam de ouvir e eu gostaria de poder anunciar que a desoneração chegou para bares e restaurantes. Não conseguimos, porque não aprovamos a medida provisória, mas creiam que nós vamos continuar com essa agenda aberta. Eu prometo a todos que brevemente a presidenta deverá sentar com representantes do setor para que os senhores possam apresentar de forma livre quais são as principais reivindicações que farão o turismo brasileiro continuar crescendo”, enfatizou.

Com o tema “Competitividade. A Gastronomia ao alcance de todos”, o encontro anual, promovido pela Abrasel, associação criada em 1986, representante de um setor que movimenta quase 3% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de um milhão de empresas geradoras de seis milhões de empregos diretos em todo o país, traz a Brasília dois dias de extensa programação com palestras, fóruns, cursos e debates que reunirão nomes consagrados da gastronomia nacional e internacional.

Segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, o setor passa por uma série de dificuldades que precisam ser equacionadas. “Vivemos um momento difícil para o setor. Principalmente no que tange o aumento de impostos de bebidas e o aumento da carga tributária. Nosso setor trabalha com quase 40% do faturamento para o pagamento desses tributos. No entanto, acreditamos na construção de um país melhor por meio do diálogo entre a sociedade e o parlamento. Temos a esperança de que essa união nos faça vencer os desafios do setor”, afirmou.

E se, para Solmucci a aproximação com o Parlamento é a solução para o avanço do setor, seu anseio pode ser comemorado. Está criada, no Congresso Nacional, uma Frente Parlamentar Mista em defesa do setor de alimentação fora do lar que visa acompanhar os interesses do setor empresarial que abarca direta ou indiretamente assuntos relacionados à produção, comércio e serviços de bares e restaurantes. “É preciso deixar a vergonha de defender quem emprega. Tenho a tarefa de conduzir um grupo de líderes com a mais clara certeza de que vale a pena ser honesto nesse país que tem futuro sim”, comemorou o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente da Frente.

Na programação do 25º Congresso, que ocorre nesta quarta (14) e quinta (15), no Campus Edson Machado da Faculdade IESB, na 613/614 Sul, a partir das 14 horas, os participantes contarão com renomado quadro de profissionais do setor que abarcarão diversos temas ligados à gastronomia, entre os quais a “Competitividade e Excelência – Grupo Fasano”, com o palestrante Rogério Fasano, “Case de sucesso: Cia Tradicional de Comércio (Pizzaria Bras, Astor, Lanchonete da Cidade, Pirajá e Original)”, com Ricardo Garrido como palestrante, “Empresário no Divã”, com Luiz Fernando Garcia falando mais a respeito do livro, que trata da vida empresarial e as soluções para os conflitos diários, e “Movimento da Gastronomia Social – Como o mercado de bares e restaurantes cria caminhos para desenvolvimentos sociais”, com o palestrante David Hertz, entre outros temas e participações especiais das principais lideranças do setor, autoridades, empresários e renomados chefs brasileiros e estrangeiros.

Mesa Ao Vivo

Em 2013, a Abrasel, em parceria com a revista Prazeres da MESA, apresenta pela primeira vez em Brasília o Mesa ao Vivo Brasília, evento consagrado em São Paulo considerado o Fashion Week da Gastronomia, tendo com o tema “Degustando Brasília: Todos os Brasis em Busca de uma Identidade”. Será como um “reality show” da gastronomia, com mais de 20 atividades diárias e acesso à seção “O Melhor das Cidades”, onde o público poderá degustar o melhor dos petiscos de bares, restaurantes e Buffet de Brasília. Com as criações do evento, será feita “ao vivo” a edição completa da próxima Prazeres da Mesa, com a participação do público.

Vinum Brasilis

Com a participação de aproximadamente 35 vinícolas e mil convidados por dia, a parceria Abrasel e Ibravin traz a sexta edição do Vinum Brasilis também para o 25° Congresso.

São mais de 300 rótulos, entre vinhos premiados em concursos internacionais na Inglaterra, Estados Unidos, França, Grécia, Suíça, Hungria, Canadá e outros países chancelados pela Organização Internacional da Uva (OIV) e União Internacional Oenolegues (UIOE), para os visitantes degustarem. Os visitantes poderão comprar Vinhos diretamente dos produtores com preços especiais.