7/06/13 às 18h46 - Atualizado em 7/06/13 às 19h52

Doutora da UnB lança livro sobre o destino do turismo

Publicação propõe caminhos para uma atividade mais sustentável

O livro “Destinos do Turismo”, da professora Helena Araújo Costa, foi lançado na noite desta quinta-feira (6), no Centro de Excelência em Turismo/UnB. A publicação, segundo a autora, analisa a interface entre turismo e sustentabilidade e apresenta o turismo sustentável como aquele que favorece um desenvolvimento na trajetória da sustentabilidade, na medida em que proporciona equilibro entre preservação de recursos naturais e promoção de crescimento econômico com inclusão social.

“Todo turismo pode ser sustentável e pode avançar um pouco mais para sustentabilidade. Esta atividade precisa de uma interface com diversos setores e eu espero que este livro tenha a capacidade de trazer uma perspectiva sólida, mas que não seja muito peculiar. Quero que ele seja capaz de atender também a pessoas que não trabalham com o turismo”, explicou a professora.

O livro aborda questões-chave, que vão desde a concepção plural e sistêmica do turismo até as interfaces da atividade turística com questões atuais nas dimensões da sustentabilidade, procurando tornar mais claros os grandes desafios do turismo no século 21.

A autora é professora do Departamento de Administração e do Bacharelado em Turismo da Universidade de Brasília (UnB). É doutora em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB), Mestre em Turismo e Hotelaria e lidera o Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS), grupo que desenvolve pesquisas e projetos nacionais e internacionais acerca de turismo e sustentabilidade. Dedica-se, ainda, a pesquisas sobre relações sociais entre atores do turismo, competitividade e gestão sustentável de destinos turísticos.

O lançamento contou com uma palestra da autora e um Café com produtos do Cerrado organizado por alunos do Laboratório Experimental de Eventos da Graduação em Turismo.