Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/13 às 14h23 - Atualizado em 22/04/13 às 14h32

Diversidade e pluralidade marcaram os 53 anos de Brasília

COMPARTILHAR

Cerca de 200 mil pessoas aproveitaram a programação que tomou conta do fim de semana

Maratona, basquete de rua, vôlei de praia, skate, ciclismo com obstáculos e parkour. Todas essas modalidades esportivas junto com a mistura de ritmos de Maria Gadú, Marcelo D2, Raimundos, Hamilton de Holanda e convidados, Teatro Mágico, Aline Barros, Lenine e muitos outros artistas que subiram nos palcos deram o tom de confraternização dos 53 anos do aniversário de Brasília. Fazendo jus ao título de Capital Ibero-Americana da Juventude, a cidade fez uma festa plural que reuniu cerca de 200 mil pessoas de todas as idades na Esplanada dos Ministérios durante o fim de semana.

Pais e filhos puderam aproveitar juntos a festa como fez a secretária Bianca Eunice, de 34 anos, com seu filho Christopher, de 5. “Deu para aproveitar bastante”, afirmou. “Gostei muito dos palhaços e das músicas”, contou Christopher, que também se divertiu nos brinquedos infláveis montados pelo Governo do Distrito Federal.

As comemorações tomaram conta da cidade. Além da tradicional festa na Esplanada dos Ministérios, as homenagens à cidade também se espalharam pela Torre de TV, que recebeu cantores gospel; pelo Parque da Cidade, que foi palco de música erudita; e pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que realizou o festival Toca Raul.

O policiamento na região foi reforçado com 2 mil homens fazendo o patrulhamento, 160 viaturas, 100 motos, um helicóptero e 21 cavalos atuaram na segurança das festividades na capital. Tudo para garantir a segurança de quem quis comemorar com o Governo do Distrito Federal aniversário da única cidade moderna inserida como patrimônio cultural da humanidade. “Foi um exemplo de festa democrática e uma mostra do que faremos durante a Copa do Mundo. Brasília está cada dia mais preparada para realizar grandes eventos e receber o nosso visitante com toda diversidade cultural que só a capital do Brasil possui”, disse o secretário de Turismo, Luís Otávio Neves.

Festival de Balonismo

Durante as comemorações do aniversário da capital, quem esteve pela cidade também pode se encantar nas manhãs e fins de tarde com lindos balões colorindo o já famoso céu de Brasília. Foram quatro dias de competição e oito tarefas competitivas que marcaram o III Festival de Balonismo de Brasília.

No sábado a noite quem passou pela Esplanada conferiu o espetáculo do night glow, que é a dança dos balões iluminados. A tarde de domingo terminou com o voo festivo no qual 19 balões sobrevoaram pela cidade.