Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/13 às 20h04 - Atualizado em 27/11/13 às 20h40

Diálogo entre o segmento de Turismo Místico e Religioso é fundamental para o DF

COMPARTILHAR

1º Workshop de Preparação e Roteirização do Turismo Místico e Religioso no Distrito Federal é importante para o segmento, segundo avaliação dos grupos

“O diálogo entre as partes é fundamental para o desenvolvimento do segmento de turismo místico e religioso no Distrito Federal”, discursou nesta quarta-feira (27), o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves a um público formado por representantes do segmento místico e religioso, empresas do receptivo de Turismo, entidades de classe e de regiões administrativas.

Cerca de 45 representantes compareceram ao 1º Workshop de Preparação e Roteirização do Turismo Místico e Religioso no DF, que ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Como resultado principal do encontro, a Setur-DF espera construir um relatório em conjunto com o grupo detalhado para divulgar posteriormente, aos brasilienses para que a sociedade contribuía com informações que julgar necessária sobre os locais. Antes de iniciar o evento, um painel foi preenchido pelos participantes com dizeres sobre essa construção coletiva do roteiro.

“Esse encontro propiciou conhecer uma parcela do segmento turístico místico e religioso, só é possível fortalecer o grupo com a união, como está acontecendo aqui”, disse a secretária da Catedral Militar da Rainha da Paz, Silvana Rubim.

Já Alexandre Oxalá , representante da Rede Afro, seria importante a criação de um grupo com reuniões constantes sobre a temática. “É necessário o diálogo entre a iniciativa privada, governo e terceiro setor”, reforçou.

Para o dono da empresa de receptivo da BSB Tour, Edmilson Figueiredo, “o segmento tem potencial enorme de crescimento, e transformar o que é potencial em produto. Além de ser uma oportunidade, esse encontro pode ser o indicativo do caminho a seguir e promover uma atividade através do viés da grande diversidade cultural que é Brasília “, disse.

Brasília tem cerca de 960 templos religiosos em mais de 5,4 mil quilômetros quadrados. Entre os monumentos considerados patrimônio histórico do DF, ao menos três estão ligados a religião: a Catedral de Brasília, o santuário Dom Bosco e o Templo da Boa Vontade (TBV).Coordenaram mesa, a subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística, Meyre France e a subsecretária de Políticas de Turismo, Ariadne Bittencourt. Também participaram do evento, a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur), Maria José e representantes do segmento.