Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/18 às 17h52 - Atualizado em 14/05/18 às 18h01

Design de Brasília em Nova York

COMPARTILHAR

O design brasiliense vai marcar presença em uma das maiores feiras do mundo do segmento. A Wanted Design, que funciona dentro da Design Week de Nova York, de 19 a 22 de maio, reúne os maiores profissionais da área e mais de 1,5 milhão de visitantes. Oportunidade única para 12 designers brasilienses exporem seus trabalhos à avaliação internacional.

 

Os profissionais foram selecionados pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, por meio de chamamento público, para representarem a capital federal no evento.  A ação é uma realização em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

“A participação nessa feira é muito importante para posicionamento de Brasília no mercado mundial do design. Para isso, nós vamos cumprir uma agenda técnica, além de rodadas de negócios, intercâmbio de experiências e parcerias institucionais. Tudo para destacar o potencial competitivo de Brasília no âmbito da economia criativa. A visibilidade global por meio do design se comunica diretamente com a expectativa de atrair novos perfis de turistas para cidade”, destaca o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena.

 

Após ser escolhida Cidade Criativa do Design, em outubro de 2017, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Brasília será o único destino brasileiro a ocupar um espaço exclusivo de 50 metros quadrados, no interior da Wanted Design. Além da visibilidade internacional, o Fresh From Brasil atua como uma plataforma de promoção de Brasília, divulgando seu potencial criativo, com a promoção de uma série de iniciativas que fortalecem a capital no cenário do design contemporâneo.

 

Fresh From Brasil

As obras dos profissionais locais estarão expostas nesse espaço, que vai disponibilizar também projeção de vídeos promocionais da cidade. Com um formato dinâmico e moderno, encontros entre especialistas do cenário do design mundial e apresentação de cases de cidades criativas do design completam a programação do Fresh From Brasil. O público alvo da mostra são jornalistas, traders, formadores de opinião e compradores de lojas de fama internacional.

 

Entre os compromissos, a pasta do Turismo participa de assinatura de termo de cooperação, encontros com parceiros potenciais, rodadas de conversa sobre o tema Como é visto o design brasileiro em Nova York, destacando o design brasiliense.

 

Joice Joppert Leal, presidente da Associação Objeto Brasil, curadora e idealizadora do Fresh From Brasil, enfatiza a importância da presença brasileira nos Estados Unidos. “Este ano queremos homenagear Brasília, sua criatividade e seu maravilhoso design. Os produtos e designers candangos, como carinhosamente chamados os brasilienses, vão surpreender pela criatividade e beleza”, diz.

 

Rede de Cidades Criativas

Ao ser selecionada para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, a capital deve promover uma série de ações promocionais do design local. Compromissos esses que estão sendo desenvolvidos ao longo do ano. “A expectativa é um impacto em toda a cadeia de produção do design, do fornecedor de matéria prima ao comércio local, vendas de produtos e serviços. Tudo resultado do trabalho feito a partir da criação do Plano de Turismo Criativo”, completa o secretário.

O investimento no Fresh From Brasil por meio do termo de fomento com recursos de emendas parlamentares será de R$ 374.528,99. O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, participou com o aporte financeiro de US$ 23 mil.

 

Por dentro – A semana do design em Nova York, localizada em espaços de Manhattan e Brooklin, conta com workshops, debates, exposições, instalações e eventos de comercialização, com a participação de público diverso, entre jornalistas, traders, formadores de opinião e compradores de lojas de circuito internacional. Fundada em 2011, a Wanted Design realiza eventos, conversas e parcerias e sua programação anual mantém ativo o debate em torno do design de Nova York.

Lista completa dos designers de Brasília que vão expor em Nova York

 

Móveis

– Aciole Félix

– Andre Leal

– Danilo Vale

– Marcelo Coelho

– Rafaela Gravia

 

Objetos para casa

– Renata Brazil

– Toninho Euzébio

 

Acessórios de moda

– Luis Antonio Gomes

 

Joias

– Joana Prudente

– Nazareth Pinheiro

– Thais Fread

 

Grafite

– Thales Alvarez / Pomb