Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/01/13 às 16h44 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Curso de Verão atrai músicos de onze países para Brasília

COMPARTILHAR

O resultado da prática poderá ser visto pelo público em apresentações no Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Aqueles que estiverem na Capital Federal nos próximos dias poderão conferir uma série de espetáculos musicais de alta qualidade. Começa, nesta terça-feira (15), o 35º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra). São estudantes e docentes de várias partes do mundo reunidos pelo aperfeiçoamento e apresentação de clássicos de diversas modalidades. O evento segue até o dia 26 de janeiro.

Este ano, serão mil estudantes, dos quais 273 são de estados como Goiás, Piauí e Minas Gerais. Houve ainda uma demanda de estudantes originados de países como Coréia do Sul, Itália, Portugal, Cuba, Venezuela, Argentina, Colômbia, Bolívia e outros, totalizando onze países representados, além do Brasil. Outras 200 vagas foram reservadas para participantes de baixa renda.

Para facilitar o estudo, a organização fornece alojamento, alimentação, transporte e o corpo docente, que nesta edição conta com 86 importantes nomes – 10 brasilienses, 40 de outros estados do Brasil e 26 profissionais estrangeiros, originados da França, Alemanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Argentina, Portugal e muito mais.

Ao todo são 76 modalidades organizadas em quatro grupos, Orquestra Sinfônica, Coro Sinfônico, Banda Sinfônica e Big Band. Nesse arranjo, são oferecidos estudos de todos os instrumentos de orquestra, matérias culturais, prática instrumental em solo, conjunto popular e música vocal. As oficinas são voltadas para a formação de recitais, óperas e apresentações populares e conjuntos de câmara.

O resultado da prática poderá ser visto pelo público em apresentações no Teatro Nacional Cláudio Santoro. Os espetáculos serão apresentados diariamente, de 16 a 25 de janeiro, sempre às 21h, gratuitamente.

O Civebra é promovido pelo Governo do Distrito Federal, executado pela Secretaria de Educação do DF, desde 1975. O objetivo do Curso é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e a atualização da arte musical dos professores e alunos do DF. Pelo sucesso, o evento atrai pessoas de todo o país e do exterior em busca de novos conhecimentos. Nesta edição, o Curso conta com parcerias da Escola de Administração Fazendária (ESAF) e da Secretaria de Cultura do DF, além do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).