Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/13 às 23h13 - Atualizado em 13/05/13 às 13h17

Coordenadores do “Brasil Voluntário” começam treinamento

COMPARTILHAR

20 servidores do GDF se preparam para organizar a recepção dos turistas nos grandes eventos no DF

O grupo que coordenará os voluntários durante os eventos esportivos que serão sediados no Brasil iniciaram, nesta sexta-feira (10), o treinamento presencial das atividades que deverão desenvolver ao longo dos jogos. O primeiro encontro aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com a participação de técnicos das áreas de segurança, transporte e mobilidade urbana.

No total, 20 coordenadores serão divididos nas categorias de voluntários de pontos turísticos, de entorno do Estádio, de logística de voluntários, de mobilidade urbana, de aeroporto, de fun fest e de área. O grupo é formado por servidores indicados por órgãos do Governo do Distrito Federal para ficarem responsáveis pela divisão, posicionamento e apoio aos 1,350 voluntários que trabalharão por escalas durante os jogos.

A capacitação tem como meta fornecer subsídios para a organização dos grupos e para a tomada de decisões estratégicas nos momentos necessários. Até o mês de junho, quando o país receberá a Copa das Confederações, cuja abertura será na Capital Federal, os coordenadores deverão se reunir outras vezes para ter informações sobre outras áreas envolvidas no evento.

Ao longo de maio, os voluntários poderão praticar os ensinamentos teóricos nos jogos de inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, dia 18, e no evento teste marcado pelo jogo Santos x Flamengo, dia 29.

O programa Brasil Voluntário é uma realização do Ministério do Esporte que conta com o apoio das Secretarias de Turismo dos estados e do Distrito Federal. A Setur-DF colabora com a formulação e indicação de profissional para ministrar palestras sobre os monumentos e pontos que serão destaque na cidade no decorrer das partidas de futebol até 2016.