Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/18 às 16h44 - Atualizado em 13/03/18 às 17h03

Conhecer é se surpreender

COMPARTILHAR

“O brasileiro deve ter orgulho da sua capital que é o terceiro polo gastronômico do Brasil, é um museu a céu aberto, tem um enorme potencial para o turismo de negócios e também um entorno fantástico para o visitante que venha a trabalho ou para os turistas que venham visitar a cidade” destaca Jaime Recena, secretário Adjunto de Turismo do DF.

A capital do Brasil é estruturada para receber turistas de negócios ou eventos com equipamentos e serviços de alto padrão de qualidade. Brasília surpreende não só os turistas que procuram história, civismo, arquitetura, lazer e cultura, mas também, aos que aqui permanecem após participarem de diversos tipos de eventos oficiais ou não. Temos muitos espaços e opções de atividades culturais e recreativas.

 

Afinal, aqui estão unidos e representados os traços culturais de todos os cantos do Brasil, já absorvidos por seus habitantes, nascidos na capital ou os que vieram e ficaram. A maioria absoluta, garanto, adora (con)viver em Brasília.

 

No ano comemorativo de 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em 2017, Brasília revolucionou o modo de fazer turismo. Para enfrentarmos os desafios da competitividade, o Turismo Criativo se traduz, na atualidade, como tendência do mercado mundial e como uma necessidade para diversificar a oferta de produtos e segmentos que compõem a economia do turismo. Trata-se de um conceito inovador, utilizado por vários destinos turísticos no mundo, como as cidades de Barcelona, Sidney e Londres.

 

E Brasília não poderia ficar de fora. Dentro do contexto de cidade moderna e contemporânea, lançamos em 2016 o Plano de Turismo Criativo, como resultado da parceria entre a Secretaria Adjunta de Turismo e o Sebrae/DF. O Plano é uma forma de se posicionar enquanto destino turístico, de acordo com o perfil do viajante contemporâneo, que exige que seu destino seja surpreendente e que possibilite vivências práticas por meio de suas verdadeiras vocações.

 

Cidade Criativa do Design da Unesco

Como uma das principais metas do Plano de Turismo Criativo, a conquista do Título de Cidade do Design concedido pela Unesco, em outubro de 2017, integrou a nossa capital à Rede de Cidades Criativas, o que possibilita o acesso a um intercâmbio de projetos com outras cidades do mundo, assim como novas oportunidades de mercado. Com o título, a ideia é transformar Brasília em um destino mais atraente e competitivo de acordo com turismo criativo. Uma das principais consequências é o fomento da economia criativa, com soluções modernas e sustentáveis.

 

Outras Opções 

Com o propósito de apresentar ao visitante uma Brasília que vai além do noticiário da Esplanada dos Ministérios, nossa cidade também oferece aos moradores e turistas a convivência harmoniosa com os espaços verdes e o contato com a natureza. A capital federal possui 70 parques e um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubistchek, localizado no centro da cidade e de fácil acesso aos frequentadores.

 

Outra alternativa é conhecer o Lago Paranoá, de 48 quilômetros quadrados, que envolve o Plano Piloto e cujo volume d’água é cinco vezes maior do que a baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Além de apresentar uma das maiores frotas de embarcações de pequeno porte do Brasil, pode-se nadar em suas águas não poluídas, praticar esportes náuticos (stand-up paddle, wakeboard, caiaque) ou aproveitar um dos bares ou restaurantes às suas margens – e desfrutar de um magnífico pôr do sol.

 

Por último, e não menos importante, para alcançar Brasília de forma rápida não haverá problema, o aeroporto internacional – o terceiro do País em tráfego aéreo – recebe e libera voos de para todas as capitais e principais municípios brasileiros, além de cidades da Europa e dos Estados Unidos. Todo este movimento faz de Brasília uma das mais importantes conexões (“hubs”) do Brasil, e convida a todos para melhor usufruir da capital dos brasileiros – uma cidade que oferece muito mais do que meros clichês e avança além da sua imaginação. Venha e comprove.

 

Jaime Recena, secretário Adjunto de Turismo do DF.