22/08/12 às 3h00 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebeu reunião do Conselho Nacional de Turismo

Brasília vem destacando no turismo de eventos

Nesta terça-feira (21) o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebeu os membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT) que se reuniram para tratar sobre o desenvolvimento do setor. Presididos pelo Ministro do Turismo, Gastão Vieira, o grupo foi conclamado a se unir para enfrentar desafios e reforçar a importância do setor como atividade relevante para a economia nacional.

Em seu discurso, Vieira lembrou que o Governo Federal tem dado atenção especial às pautas e reivindicações do setor. Segundo ele, o turismo e a construção civil são os segmentos em condições de dar respostas mais rápidas para amenizar eventuais efeitos da crise internacional, com o fortalecimento do mercado interno de viagens.
“O país aceitou o desafio de realizar grandes eventos ao mesmo tempo e o turismo é a face mais exposta nesse processo”, disse o ministro. Segundo ele, a pasta está dando respostas a essas expectativas, desenvolvendo ações de qualificação profissional e de infraestrutura para a preparação dos megaeventos. No entanto, ressaltou Gastão Vieira, a hora é de se pensar na implantação de políticas permanentes, em um planejamento que possa unir a iniciativa pública e a privada.

Brasília vem se destacando no turismo de eventos. Ela é oficialmente um dos destinos de destaque na realização de eventos internacionais no País. Um estudo divulgado pela International Congress and Convention Association (ICCA) aponta que Brasília foi a quarta cidade brasileira mais procurada para seminários, congressos e encontros itinerantes voltados também ao público estrangeiro no ano passado. A pesquisa é uma das mais respeitadas no setor. “Queremos aproveitar esse momento do Brasil em destaque para potencializar essa vocação natural da cidade para realizar grandes eventos e despontar no segmento turístico”, disse o secretário de turismo Luis Otávio Neves.

Na mesma linha de pensamento do Governo Federal, o GDF se preocupa com a implantação de políticas que garantam o crescimento e o fortalecimento do setor no Distrito Federal e, em julho deste ano, o governador Agnelo Queiroz sancionou a Lei nº 4.883, que trata da implementação de uma Política de Turismo para a cidade. Foi a primeira vez que Brasília ganhou uma legislação específica para o setor.

Qualificação

O andamento do programa de qualificação Pronatec Copa, coordenado pelo Ministério do Turismo, também foi apresentado no CNT. Ele registra até o momento 60 mil pré-matrículas nos 117 municípios que participam da ação. O número de inscrições já superou a marca de 372 mil.

A assessora especial do MTur, Suzana Dieckmann, falou também sobre o Pronatec In Company, viés do programa voltado para a realização de cursos dentro das empresas.  A modalidade já atende profissionais de empreendimentos de estados como o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Ceará, e Goiás.