Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/13 às 17h25 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Brasília terá um dos maiores eventos tecnológicos do mundo em 2016

COMPARTILHAR

GDF se uniu para atrair evento que alavancará a cidade no segmento de TI

O governador Agnelo Queiroz anunciou oficialmente a realização do 20º World Congress on Information Technology (WCIT) em Brasília. O WCIT é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo e deverá acontecer de 15 a 18 de maio de 2016, mantendo o fluxo de eventos na agenda da cidade.

O congresso, promovido a cada dois anos, chegou ao Brasil graças à união do GDF e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) e a FIBRA. “A primeira edição do WCIT na América Latina será em Brasília e reunirá empresários, estudiosos e técnicos de TI (tecnologia da informação) de diversos locais, além de promover investimentos nacionais e internacionais na cidade nesse setor”, destacou Agnelo.

Na ocasião do anúncio, foi assinado um termo de comprometimento entre o Governo do Distrito Federal e os órgãos de apoio para assegurar a realização do evento. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Glauco Rojas, o congresso será mais uma oportunidade para promover o setor tecnológico em Brasília, que conta também com o Parque Tecnológico Capital Digital – um dos principais pontos de investimento para empresas da área de TI. De acordo com o secretário esta é a terceira maior área do Brasil, empregando mais de 30 mil pessoas, com 700 empresas.

A captação do evento

A secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) trabalhou junto com a secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação, a Fibra e a Assespro para trazer este importante congresso potencializando a vocação de Brasília para o turismo de eventos.

Desde o final de 2011 o corpo técnico da Setur-DF trabalhou para montar o dossiê de candidatura apresentando todas as vantagens que a capital do Brasil oferecia para a realização do Congresso. No documento foram colocadas informações sobre a infraestrutura de Brasília,

os produtos oferecidos pela cidade para o turismo de eventos, lista de empresas organizadoras de evento, opções de empresas de tradução, capacidade de rede hoteleira para atender os participantes de fora.

Além disso, imagens vídeos promocionais foram fornecidos para ajudar na defesa da cidade que aconteceu em Montreal em outubro de 2012. A apresentação preparada pelos técnicos da secretaria foi feita pelo vice-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) Roberto Mayer que, junto com a carta de intenções apresentada pelo GDF à Federação Mundial das Entidades de Tecnologia da Informação, garantiu a conquista do evento para Brasília.

Durante a realização da edição de 2012 a subsecretária de Fomento e Eventos estratégicos da Setur-DF, Flávia Malkine, participou de todas as atividades para a captação do congresso, incluindo um jantar feito em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para apresentar Brasília a imprensa especializada e aos coordenadores do evento atraindo os participantes para edição de Brasília.

A organização do evento agora estuda a possibilidade de realizar o congresso em 2016 no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha ou no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

WCIT

O congresso, organizado desde 1978, passou por países como Estados Unidos (1998 e 2006), China (2000), Austrália (2002), Grécia (2004) e Holanda (2010).

Em 2012, foi a vez de Montreal, no Canadá, receber o congresso, e em 2014, Guadalajara, no México, será sede do evento.